SBSP


SBSP Versão 3.0

Agradecimentos:
SNowblind7 - pela edição do mesh.
Tirei o OSM porque isso é melhor ficar pro usuário e simplifica a vida. Então é só a mesh e o cenário - mesmo esquema de sempre, mesh abaixo do cenário no arquivo INI. Quem quiser pode usar a mesh + ortho do LataVoadora - baixar aqui.
OBS - A mesh da versão 10 continua valendo, logo é só jogar o cenário no Custom Scenery.

UPDATES:
-SAM
-Gates custom (e escadas)
-Radar animado
-Refação do terminal
-Refação das marcações de solo
-Retoque da mesh ("buraco" perto da 17R)
-Detalhes em geral
-Tirei as center-lights verdes e ajeitei as luzes da pista 17R

(Se quiser dá pra chamar o ônibus nos spots P01, P03, 14, 16, 27 e 29, no painel de controle do SAM. É só uma bubiça que estou treinando com o SAM).

PARA VOLTAR À PÁGINA INICIAL, APENAS FECHE ESTA PÁGINA.



























DOWNLOAD XP10
DOWNLOAD XP11

139 comentários:

  1. Muito bom seus cenários axmiha, continue assim! Obrigado

    ResponderExcluir
  2. @Raphael Magalhães recomendou seu cenários, e recomendei para O Roberto Valdomiro, esta usando nas lives dele. Muito bom e leve seu cenario. Titulo da live que tem seu cenario. "[X-Plane 11] SBSP ✈ SBRJ | São Paulo - Rio de Janeiro| IVAO JarDesign A320 | TAM3000 | 1440p"

    ResponderExcluir
  3. Oi, Murilo. Obrigado pelas recomendações, mas o pouso do Valdomiro nesse link foi no Congonhas do Richard.
    abraço
    axmiha

    ResponderExcluir
  4. É que nao tem como enviar link, vc deve ter aberto uns dois videos atras desse ai pq os nomes são iguais, ai nesse video ai a gnt passou pra ele o seu cenário. veja os últimos videos dele no canal, vc vai ver que é seu cenário. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Alexandre, como faço para habilitar os aviões AI no aeroporto? Ainda não consegui isso. Outro bug é quando usa o ATC do game, e ele manda taxiar para a 17R, então ele manda você posicionar na primeira saída (F). Parabéns pelo trabalho... Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Publio. Estou re-averiguando se eu uplodei a versão certa, pois eu estava com esse problema e era um ramp start que estava em cima do outro e não lodava as AI, mas eu consertei isso, que eu me lembre, antes de upar. O cenário está pra o Xplane 10.50. Se vc estiver no 11, pode ser alguma incompatibilidade, mas ainda não ouvi reclamações sobre o 11. Por enquanto, checa se no render settings está habilitado "draw parked aircraft at airports". Sobre o ATC, ele é ruim mesmo. Certa vez ele me mandou dar a volta no aeroporto inteiro pra chegar na pista 33L. Depois respondo se a versão está certa. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Averiguado. Está tudo certo. Baixei daqui mesmo, instalei e tudo funciona.
    abr
    axmiha

    ResponderExcluir
  8. Amigo, estou com erro ao instalar o cenário. possuo todas as bibliotecas. segue erro :

    :02:56.875 E/SYS: +-------------------------------------------------------------------------------
    0:02:56.875 E/SYS: | Error loading the scenery package: Custom Scenery/SBSP_1.0/
    0:02:56.875 E/SYS: | X-Plane cannot run with this package installed - you may need to remove the custom scenery package.
    0:02:56.875 E/SYS: | Please see the log.txt file for detailed error information.
    0:02:56.875 E/SYS: | http://lookup.x-plane.com/_lookup_11_/broken_custom_scenery.html
    0:02:56.875 E/SYS: | (io_dsf.cpp:781)

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. eu sou novo no xplane11 e nao sei cmom edita esses arquivos no INI file, poderia explicar?kkk

      Excluir
    2. Num editor de texto abre o "scenery_packs.ini" que fica dentro do Custom Scenery. Aí copy e paste pra mudar a sequência das linhas. Command (Ctrl) x, pra copiar e não duplicar quando dá o copy (Ctrl v).

      Excluir
  10. Olá Alexandre, gostaria de saber se há alguma possibilidade de corrigir o
    alinhamento do ILS do cenário no XP-11, assim como no XP-10..???
    Parabéns belo trabalho que vem fazendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão pela demora. Estou checando agora.

      Excluir
    2. Caçula, testei a 17R e a 35L e estão funcionando normalmente. Acho que no 11 não precisa ajustar nada - e eu nem sei como fazer isso no 11, sendo que não acho o botão de "edit" no mapa. O que está acontecendo aí com os ILS?

      Excluir
  11. Alexandre, tava acontecendo algo aqui meio esquisito, mas no final descobri que era algo em meu
    x-plane11, creio q na pasta dos cenários.. O AP do JD-A320 estava fazendo a app muito alta
    na 17R em relação ao PAPI.. Instalei tudo denovo e não vi mais o defeito!!
    Seu cenário está perfeito!
    Agradeço a atenção e mais uma vez parabéns pelo trabalho!!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Alemito,
    Parabéns pelo cenário, saberia me dizer porque no 1.0 não carrega aeronaves parqueadas? Testei a versão 0.5, e nela elas aparecem normalmente. Uso Xplane 11!! Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou olhar. Eu tive esse problema e descobri um ramp start duplicado em cima do outro e por isso não apareciam. Eu achei que tinha resolvido. Me conhecendo, provavelmente resolvi o 0.5 mas não o 1.0. Vou verificar. Obrigado.
      ax

      Excluir
    2. Aqui estão aparecendo os aviões no 1.0 (XP11). Vou baixar daqui mesmo e testar.

      Excluir
    3. Publio, baixei daqui mesmo e as aeronaves estão parqueadas direitinho. Vs 1.0. Deve ser algo aí?

      Excluir
  13. Alexandre, parabéns pelo trabalho! Esse cenário tem auto gate ? Aproveitando a deixa do comentário, já que ja fez alguns trabalhos na Bahia, gostaria de lhe pedir pra fazer o aeroporto de Vitória da Conquista-BA, terceira maior cidade da Bahia, e aeroporto relativamente pequeno, creio que pela magnitude de outros trabalhos seus, seria moleza. Posso fornecer o material de mídia, como fotos.

    ResponderExcluir
  14. Olá Alexandre, boa tarde!
    Amigo, não consigo instalar o de São Paulo - SBSP Congonhas. Consegui, como teste, instalar o de vitória e também Salvador (apesar que apanhei porque não sabia que tinha que por no folder e depois abrir e fechar o x-plane11 para só então editar na parta .ini - Salvador deu pau também na primeira tentativa. Porém, SBSP mesmo fazendo exatamente como vc falou não roda, dá duas ou três mensagens de erro carregando e depois fecha automaticamente o Xplane. O Meu XP é da Steam. Ah, to indo agora lá fazer um donate. Gostaria também de saber quais dos seus cenários posso carregar no XP11 sem problemas. Abs amigão!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A gerência agradece. Olha, deve ser assunto de library? Vê o que diz o log. D repente me nada o log pra eu ver. Cenários com mesh modificada em geral eu também apanho pra chegar na ordem certa. V~e se consegue mandar o log pra mim.
      ab
      a

      Excluir
    2. Blz Comando! Vou depois lá do computador de mesa onde está instalado e copio e colo. ME diga por favor, dos seus cenários, quais posso instalar no XP11. Eu sou novo em XP, vim do FSX e estou estranhando tudo isso hehehe. Vlw pela atenção e resposta rápida!!!

      Excluir
    3. Estou com o mesmo problema, pode me ajudar alexandre ! Guarulhos ta tudo ok

      Excluir
  15. Pelo que olhei no log parece que é problema no OpenSceneryX. Tentei reinstalar ele mas ele para no arquivo 24 e não passa de 1% de descarrego no programinha instalador. Lembrei que havia dado esse erro quando instalei a primeira vez ele, mas eu fechei e depois vi que estava na pasta e achei que havia instalado. O Open simplesmente não se instala no meu PC... (WIN7Ultimate)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor perguntar para a comunidade, porque às vezes dá problema, às vezes não, eu realmente não sei o quê torna um cenário incompatível com o 11. Um problema é a mesh, que no 11 difere do 10, então em alguns cenários pode haver prédios flutuando e coisas do g~enero, mas é questão de instalar e ver. Estou no processo de atualizar os cenários pro 11, mas pode demorar pacas.

      Excluir
    2. Valeu Alexandre! Fiz a pergunta porque achei que já havia reviews de usuários dos seus cenários e vc já tinha uma lista dos que realmente funcionam no 11. O de Vitória e o de Salvador aqui rodou beleza. Como eram os mais recentes achei que já estavam "preparados" pro 11. SBSP pelo que comentaram tbm roda, eu aqui que estou com problemas para instalar o OpenceneryX. Vou testando um por um dos outros e deixando um review depois nos comentários. Mais uma vez obrigado! Abs!

      Excluir
  16. Olá, Alexandre.
    Primeiramente queria agradecer pelo belíssimo trabalho feito em Congonhas, como em outros aeroportos também. Porém, no meu X-Plane 11 mesmo com o mesh o aeroporto fica sem elevação, sabe o que pode ser?

    Segue as imagens abaixo:
    https://prnt.sc/g4g4fj
    https://prnt.sc/g4g4m4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, só o que me ocorre é a ordem no INI file. Se não tiver na ordem certa, dá problema. Uma vez eu tirei os três arquivos do Custom Scenery, coloquei de volta e ajustei a ordem no INI e aí funcionou. Vê se é por aí.

      Excluir
    2. Ok! Vou tentar desativar o mesh HD v3 e os photo scenerys.

      Excluir
  17. Bom, descobri qual era o problema. Para que os mesh's funcionem é necessário ter a opção "runways follow terrain contours" ativa.

    ResponderExcluir
  18. Aqui dá um problema com o OSM... a sequência está certinha no .ini.... oque fazer pra resolver?? dá um errinho nesse OSM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monstrão, o OSM não é meu e eu nada sei sobre ele. Adicionei com meu cenário porque "desenha" as ruas melhor, mas sou totalmente ignorante nesse artigo. Qual é o erro que dá? Vamos ver se os gurus ajudam.

      abr

      Excluir
  19. Alexandre, qdo você tiver um tempinho vc verifica tbm o ILS da pista 35L por gentileza? Nesse caso, o PAPI está funcionando corretamente mas não tem Glide Slope, apenas para a 17L, aí o avião não está descendo na rampa!

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí lascou. Eu acho que eu criei um GS e esqueci do assunto. Estou adicionando uma pic dos setups no mapa do XP pra adicionar um GS. Vê se funciona.

      Excluir
    2. Bom dia Alexandre, fiz a inclusão mas mesmo assim não está funcionando, vc que "manja" das edições imagina o que possa ser?

      Excluir
    3. Agora lascou mesmo. Fizestes com a mesma frequência do ILS? 110.10?

      Excluir
  20. Isso...mesma frequência conforme o print que vc mandou, no seu est[a funcionando normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Não tem como adicionar imagens aqui, mas tudo funciona normal. O ID também vc colocou? ISP? Tudo igualzinho?

      Excluir
  21. sim, já exclui e inclui e não funciona...vou continuar tentando, quem sabe eu consiga! muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vê se mais alguém teve problema com isso, no ORG por exemplo. Que massada! Desculpa, man.

      ax

      Excluir
    2. Esquenta não Man, vc ajudou muito!

      Excluir
  22. Cara, vc é demais.. parabéns pelo belo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  23. o osm dá erro no xp11.Tenho o opensceneryx e misterx e ff-lod-extended library,na ordem correta.
    me ajuda por favor,sou seu fã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei como. De repente alguém teve o mesmo erro no Org, por exemplo. Dá uma olhada lá. O OSM eu peguei de alguém (Nunes acho), logo o que eu faria seria arrancar ele fora. Fora isso realmente não sei. Eu nunca uso OSM, esse cenário é o único. Perdão.
      abr
      ax

      Excluir
    2. Aqui tbm dá problema no OSM, tô verificando as bibliotecas... Obrigado desde já! Abraços!

      Excluir
  24. n CONSIGO BAIXAR ALGUEM ME AJUDAA

    ResponderExcluir
  25. Opa, blz? cara, eu andei arrumando os "spawn" de aviões de acordo com os mesmos gates usados pelas cia brasileiras, eu poderia fazer esse trabalho junto com você!
    Se for do interesse entre em contato comigo: Marcos Paes facebook.com/paesmarcos

    ResponderExcluir
  26. olá, queria saber se os cenários estão funcionando neste momento, pois eu tentei instalá-los, entretanto não funcionaram, ocorria um erro e o aeroporto se transformava em um terreno de grama com as faixas das taxiways pintadas, isso com todos os aeroportos que tentei colocar, SBSP, SBGR, SBLO. Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está tudo funcionando. Quando isso ocorre comigo, eu tiro os aeroportos do folder Custom Scenery, inicio o XP, fecho o XP e recoloco os aeroportos de novo. Isso faz o XP re-escrever o arquivo INI. Resolveu algumas vezes. Mas o SBSP em especial o INI file tem que ter os arquivos na ordem, senão não rola.
      abr
      ax

      Excluir
    2. aparece as seguintes mensagens:
      There was a problem loading the scenery package:
      Custom Scenery/CGH-OSM Versão 1.0/
      the scenery may not look correct.
      Please see the log.txt file for detailed error information.

      There was a problem loading the scenery package:
      Custom Scenery/SBSP_2.0/
      the scenery may not look correct.
      Please see the log.txt file for detailed error information.


      Error loading package: Custom/Scenery/SBSP_2.0/
      X-Plane cannot run with this package installed- you may need to remove the custom scenery package.
      Please see the log.txt file for detailed error information.



      Além do SBSP, o SBLO também deu pau, fiz o que vc disse para fazer, mesmo assim não funcionou. OBS eu coloquei o INI file certinho, como dito no README. Testarei outros aqui e vou te dizendo o que acontece

      Excluir
    3. Tira fora o CGH-OSM e vê o que acontece. Tira e põe também o SBGR (se tiver). Às vezes o SBGR interfere com o SBSP porque estão muito próximos. Faz testes, aquela uma de trial and error. Esse cenário é o mais chatinho por causa dessas outras coisas junto (OSM, mesh etc).

      abr

      Excluir
    4. O SBLO acho que vou ter que ver depois.

      Excluir
  27. simplesmente n funciona, já tentei fazer de tds os jeitos, já organizei essa merda de ini uns 400 jeitos diferentes tnc

    ResponderExcluir
  28. Sei exatamente com é. Vc por acaso tem o Congonhas ou Guarulhos do Richard Nunes instalado?

    ResponderExcluir
  29. Oi Alé? Beleza, pode me chamar de JJ3620....Então man, seu cenário funciona, mas apareceu uma mensagem de erro sobre a R2_Library do OSM. Já tentei baixar ela, mas sempre vem corrompida (acho que é minha net). Depois diz que há um erro no SBSP 2.0... Apesar disso, o XP 11 abre de boa.

    Outra questão é que coloquei seus cenários no topo do .INI como dizem ser o certo, mas ele desativou o meu foto real de São Paulo (Orthophoto + yyy Orthophoto). Você sabe me dizer se dá problema eu colocar seu cenário por mais da camada de Orthophoto?



    -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ Retificando, "colocar o cenário por baixo da camada de Orthophoto"

      Excluir
    2. Fala.
      Rapaz, eu não sei porque o OSM não é meu (não sei nada sobre OSM). SBSP já é uma encrenca, imagina ainda com o fotoreal de SP. Realmente não sei. Eu faria todas as experiências - por cima, por baixo etc. Talvez alguém saiba por aqui ou no ORG. Dá um help por lá. Desculpa.
      abr
      a

      Excluir
    3. O que rola no XP10? MEsmo erro? de repente é um problema da R2lib com o XP11 no caso do OSM, algo assim. Aí teria que updeitar o OSM pro XP11, etc etc. Mistérios...

      Excluir
    4. Valeu Alê pela ajuda, aqui é JJ3620. Fiz uns testes aqui: Se eu colocar o Mesh SBSP lá no topo do .INI junto com o cenário, o mesh do aeroporto fica certinho, porém, some o photoreal. Se colocar o mesh do cenário abaixo do HD Mesh, aí o photoreal volta, mas o SBSP fica achatado. Tentei tirar o OSM, nada aconteceu... Mexi nos Earth data, mas não teve efeito... Vi no canal do AviationXBrasil que eu deveria mexer no cenário antes de instalar o photoreal (porque ele mexe no Mesh também)... Bom, eu vou baixar outro photoreal da região e ver se dá pra ficar tudo junto agora, se não der, eu fico só com o seu cenário e o HD Mesh, que tá perfeito. Mas continua pedindo R2lib, mas o site do R2 tá com arquivo corrompido mesmo... Se quiser mando o log.

      Excluir
    5. Ok. Se o photoreal mexe na mesh, aí tá danado. Vê se o Joz (http://www.hangarxplane.com.br/)
      pode dar uma luz. E manda o log sim.
      abr

      Excluir
    6. JJ3620 no contato: Alê, resolvi o problema do Mesh. Fiz o tutorial do Aviationx Brasil e baixei outro Photoreal da área (feito por ele). Acontece que o Ortho4xp quando vai fazer o Mesh, ele se baseia no Mesh do XP11, e aí depois de pronto, não tem como consertar mais. O que eu fiz: Fui na pasta earth nav data do SBSP 2.0, abre a pasta -30.-050 e compactei em 7z o -24.-047.DSF. Depois disso, é só renomear de o 7z para dsf de novo (mas tem que excluir o dsf antigo da pasta, ou deixar de backup: -24.-047.bck.dsf) Feito isso, é só baixar um novo Photoreal, eu já baixei logo o do Robson, mas acho que se fizer um novo direto do Ortho4xp ou G2XPL vai funcionar também.

      Se tiver instalado direitinho, já vai ser possível ver o relevo de CGH com o fotoreal antes de instalar o cenário. O próximo passo é editar o arquivo .INI :

      No meu caso, que uso o HD Scenery Mesh v4, o Mesh do Aeroporto tem que ficar por último. Ficou assim as últimas 3 linhas:

      SCENERY_PACK Custom Scenery/zz aaa SaoPauloSP/
      SCENERY_PACK Custom Scenery/zzz_hd_global_scenery4/
      SCENERY_PACK Custom Scenery/BR - SBSP Mesh Fix XP11/

      Se a pessoa colocar o Mesh Fix lá em cima, junto com os cenários, ele vai desativar o photoreal da região toda de novo.

      Excluir
    7. Legal, cara. E legal que tá aqui na página, assim quem tiver problema semelhante já tem aqui sua dica. Yes, commandant!
      abr
      ax

      Excluir
    8. Aqui não funcionou com o Ortho4XP. Malditas meshs! Menor chance.

      Excluir
  30. bom dia, eu baixei o cenario sbsp 2.0 mais nao abre no meu simulador xp11 steam. pode me ajudar nao funciona o arquivo -24-047.dsf, como posso resolver

    ResponderExcluir
  31. Tem que setar a sequência no arquivo INI. A menos que use o HD Scenery mesh (aí segue o que falou JJ3620 acima), tem que ser a sequência dos 3 arquivos indicada no READ ME. Esse cenário é o inferrrno. Mas uma hora vai.

    ResponderExcluir
  32. Como faço para o cenário, mesh e ortophoto funcionarem juntos? quando tenho cenário+ortophoto não tenho mesh, quando tenho cenário+mesh não tenho ortophoto, já estou a uns dois dias tentando fazer funcionar e não vai de jeito nenhum, já mexi na ordem do ini, vi uns tutorial no yt...ta complicado kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, agora vc me pegou. Orthophoto vc quer dizer aqueles de São Paulo gigantes? Porque o cenário já tem um orthopohoto dele mesmo. Vamos dar um grito pro pessoal do forum pra ver se alguém sabe.

      Excluir
  33. Boa noite ALEXMITO estou tendo um probleminha aqui em SBSP sera q poderia me ajudar?

    0:01:10.012 I/SCN: DSF load time: 216560 for file Custom Scenery/CGH - OSM Versão 1.0/Earth nav data/-30-050/-24-047.dsf (0 tris)
    0:01:10.012 E/SCN: Failed to find resource 'objects/houses/EU/GB/GAR_11.0x3.50.obj', referenced from scenery package 'Custom Scenery/SBSP_2.0/'.
    0:01:10.012 E/SCN: Custom Scenery/SBSP_2.0/Earth nav data/-30-050/-24-047.dsf:
    0:01:10.012 E/SCN: Unable to locate object: objects/houses/EU/GB/GAR_11.0x3.50.obj
    0:01:10.012 E/SYS: +-------------------------------------------------------------------------------
    0:01:10.012 E/SYS: | There was a problem loading the scenery package:
    0:01:10.012 E/SYS: | Custom Scenery/SBSP_2.0/
    0:01:10.012 E/SYS: | The scenery may not look correct.
    0:01:10.012 E/SYS: | Please see the Log.txt file for detailed error information.
    0:01:10.012 E/SYS: | (io_dsf.cpp:638)
    0:01:10.012 E/SYS: +-------------------------------------------------------------------------------
    0:01:10.012 I/SCN: DSF load time: 601714 for file Custom Scenery/SBSP_2.0/Earth nav data/-30-050/-24-047.dsf (0 tris)
    0:01:10.012 I/SCN: DSF load time: 301699 for file Custom Scenery/SBGR_3.0/Earth nav data/-30-050/-24-047.dsf (0 tris)
    0:01:10.012 I/SCN: DSF load time: 690954 for file Custom Scenery/Global Airports/Earth nav data/-30-050/-24-047.dsf (0 tris)
    0:01:10.012 I/SCN: DSF load time: 3005901 for file Custom Scenery/BR - SBSP Mesh Fix XP11/Earth nav data/-30-050/-24-047.dsf (404575 tris)

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Alexandre, Parabens por mais um show de cenário, nesse cenario, os fingers acoplam na aeronave ? porque eu instalei aqui e nao consegui acoplar.

    ResponderExcluir
  36. Cara, seria possível você fazer algumas correções super simples no Cenário?

    17R/35L - Retirar Centerline Lights.
    - Retirar as Touchdown Zone Lights da 17R.
    - Trocar as intensidade das luzes de pista para HIRL ao invés de MIRL.
    - Ângulo do PAPI da 17R é de 2.90 graus, não padrão, e não de 3.00 graus como é normalmente.

    Ese possível, alinhar o localizador da 17R, não está alinhado no eixo da pista do cenário. Utilizo o banco de dados da navigraph, atualmente na 1811 mas mesmo assim está torto.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  37. O Alexandre poderia dar uma olhada no link por favor? Parece que esta fora.

    ResponderExcluir
  38. Por favor me ajuda, baixei o cenario, e coloquei ele na ordem certa do scenery pack, porem quando eu entro, o relevo perto da pista 35l fica bugado, sabe oq pode ser e como arrumar, obrigado

    ResponderExcluir
  39. Bom dia caro alexandre, tem alguma previsão de quando brasilia e são paulo estarão online? você faz um excelente trabalho. parabens

    ResponderExcluir
  40. Alexandre, fui instalei aqui e esta dando um erro no SBSP_2.0 , sabe o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que saber qual erro. Manda o log.

      Excluir
    2. Em geral é falta de livraria, ou a sequência dos 3 arquivos no INI file, ou incompatibilidade com OrthoXP etc.

      Excluir
  41. Funciona no xp11 com o mega são paulo do Paulo Ricardo

    ResponderExcluir
  42. alexandre pode me falar como e que fica a ordem do cenario como mega sao paulo

    ResponderExcluir
  43. Td perfeito Alexandre, mas SBJD e SBST desaparecem as edificações apenas desses dois. Resolvi add DISABLEd no .ini e ai td perfeito! Mesmo esquema do RJ n é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, acho que sim. Não conheço esse add DISABLE, como é isso?

      Excluir
    2. Percebi que seu cenário SBSP anulava SBJD e SBMT. Qdo quero voar SBJD ou SBMT eu adiciono DISABLE ao SCENERY_PACK do seu cenário no scenery_packs.ini. "SCENERY_PACK_DISABLE" Temporariamente seu SBSP n carregará. Acho q vc ja deu essa dica p SBGL e SBRJ

      Excluir
    3. Legal essa do disable, vou usar. Pois é, quando tem muito cenário no mesmo dsf é um pepino. Teria que ter uma mesh pra tudo mundo (SBSP, SBMT, SBGR etc) pois estão todos no mesmo "tile" - Campinas então é um pepino porque pega dois tiles. Tá bem na borda, aí pra fazer a mesh só deus sabe. No Rio é o que eu faço, só que no caso eu só mudo as meshes pra cima ou pra baixo no ini.

      Excluir
  44. Como eu posso editar o Glide Slope do ILS da 17R? O aviao ta aproximando num GS de 4.2 graus é muito inclinado isso. Nas cartas o GS é de 2.90 graus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba não pode. No XP10 pode, mas no 11 não. Que eu saiba.
      abr

      Excluir
    2. Pouts... Aí tenho que pedir no forum do xplane pra isso ser corrigo então?

      Excluir
  45. o OSM ta deixando 2 antenas próximo a pista 17R que fica bem no final do G/S tem alguma maneira de tirar as 2 antenas ?

    ResponderExcluir
  46. Opa Alexandre Mihanovich, primeiramente gostaria de agradecer pelo seu trabalho!

    Uma pequena duvida quais são as Bibliotecas que tem que usar para rodar esse Scenery

    ResponderExcluir
  47. Opa Alexandre Mihanovich, primeiramente gostaria de agradecer pelo seu trabalho!

    Uma pequena duvida quais são as Bibliotecas que tem que usar para rodar esse Scenery

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta. Não lembro de cabeça, mas é bom ter sempre o OpensceneryX e o WorldModels. Se der problema, me manda o log pra eu ver o que tá "pegando".

      Excluir
  48. Que cenário lindo, parabéns, infelizmente tenho que me contentar só em olhar as fotos, meu x plane 11 é tudo como veio de fábrica, não sei e não consigo instalar nada, todas as vezes que tentei deu m..., Eu sou muito bios pra estas coisas, uma pena, já tentei varias vezes instalar outros cenários também, nunca dá certo. Este XPlane é muito complicado.

    ResponderExcluir
  49. Instalei o cenário, diga-se de passagem, está muito top! Parabéns!

    Alguém sabe me dizer o que significa as linhas abaixo no log do XP11:
    0:02:40.864 E/ATC: OH BOY! SBSP SEEMS TO MAYBE HAVE A ONE-WAY PATH TO A DEAD-END!
    0:02:55.606 E/ATC: OH BOY! SBSP SEEMS TO MAYBE HAVE A ONE-WAY PATH TO A DEAD-END!
    0:02:56.722 E/ATC: OH BOY! SBSP SEEMS TO MAYBE HAVE A ONE-WAY PATH TO A DEAD-END!
    0:02:57.484 E/ATC: OH BOY! SBSP SEEMS TO MAYBE HAVE A ONE-WAY PATH TO A DEAD-END!
    0:03:07.213 E/ATC: OH BOY! SBSP SEEMS TO MAYBE HAVE A ONE-WAY PATH TO A DEAD-END!
    0:03:19.060 E/ATC: OH BOY! SBSP SEEMS TO MAYBE HAVE A ONE-WAY PATH TO A DEAD-END!
    0:05:15.655 E/ATC: OH BOY! SBSP SEEMS TO MAYBE HAVE A ONE-WAY PATH TO A DEAD-END!
    0:05:20.909 E/ATC: OH BOY! SBSP SEEMS TO MAYBE HAVE A ONE-WAY PATH TO A DEAD-END!
    0:05:22.247 E/ATC: OH BOY! SBSP SEEMS TO MAYBE HAVE A ONE-WAY PATH TO A DEAD-END!
    0:05:31.480 E/ATC: OH BOY! SBSP SEEMS TO MAYBE HAVE A ONE-WAY PATH TO A DEAD-END!

    Desde já Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaiz....nunca vi nada parecido. Isso é do log do X-Plane?? O que é "E/ATC"? Podes me mandar o log inteiro? Vou lá agora ver se aqui rola, mas eu ainda não fiz o último update - e acho que nem farei. Será coisa do last update?

      Excluir
    2. É coisa do Traffic Global? E ele está detectando alguma linha que dá em nada? Mas pelamor de deus, "OH BOY" não é jeito de fazer log, pô. Vc tem Traffic Global?

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Alexandre, bom dia!
      É do log do X-Plane 11 sim.
      "E/ATC", desconheço.
      "OH BOY", também concordo com você, isso não é coisa de se inserir num log.
      O único tráfego que eu tenho é o plugin "WorldTraffic" e "WorldTrafficRadar", mas desinstalei e a situação se mantém.
      Eu dei uma olhada no forum X-Plane.ORG para ver se tinha alguma referência e achei o seguinte no link: https://forums.x-plane.org/index.php?/forums/topic/195361-interesting-xplane-atc-message/
      Não entendi nada das respostas dadas. Mas parece que é coisa mesmo do X-Plane 11.

      Excluir
    5. Poizé. Tenta tirar o plugin e vê se dá o problema. Pode ser ele e pode ser que alguma taxi-line esteja errada no cenário.

      Excluir
  50. Boa tarde!! Esto com um problema no cenário de Congonhas pro X-Plane 10 quando entro nele não aperece nada só grama e o meu avião como posso resolver isso???

    ResponderExcluir
  51. Boa manha!!!!!Entao eu tenho o mega sao paulo do paulo ricardo, esse cenario é compativel ne?Pra colocar ele no mega sao paulo nao tem que fazer nada ne?Desculpa pela hora mais moro na italia entao aqui ja é 10 horas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se é compatível com MegaSP porque não tenho. Com o do P.Ricardo não é. É um ou é outro.

      Excluir
  52. Para a galera que quer saber quais bibliotecas usar, tá aqui uma pequena lista das bibliotecas que pelo menos para mim são essenciais para rodar o cenário:
    – ff_library_extended_LOD
    – MisterX_Library
    – OpenSceneryX
    – R2_Library
    – Ruscenery
    – world-model

    ResponderExcluir
  53. Alexandre se tiver sem ideia de cenario pra fazer , Faz o El Palomar que eu tinha sugerido a uns meses atrás ou Faz o bacacheri que fica em curitiba .

    ResponderExcluir
  54. Versão 3.0 FANTÁSTICA ! Parabéns !

    ResponderExcluir
  55. Meus parabéns! Mais uma vez um trabalho incrível. Eu só achei estranho que pra mim ta aparecendo uns matinhos do lado da pista e taxiway. Segue print:
    https://i.imgur.com/aRB3XIS.png

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não é do cenário, obviamente. Alguma coisa que está por cima dele no seu setup do INI que tá colocando isso aí. Ortho4XP ou outra coisa?

      Excluir
    2. Tenho o Ortho4XP do Lata Voadora, farei uns testes pra saber o que pode ser

      Excluir
    3. Descobri o problema, o OSM 2018 por algum motivo está ocasionando isso. Vou tentar consertar pelo WED. Valeu pela atenção!

      Excluir
  56. Olá Alexandre, tudo bem?
    Como esse cenário é de sua autoria, para manter a compatibilidade com MegaSP, quais linhas do arquivo "scenery_packs.ini", descritas abaixo, eu devo desabilitar?

    SCENERY_PACK Custom Scenery/3.BRA - MegaSP_A_PR_trees/
    SCENERY_PACK Custom Scenery/3.BRA - MegaSP_C_PR_CongonhasOverl/
    SCENERY_PACK Custom Scenery/3.BRA - MegaSP_D_PR_Congonhas/
    SCENERY_PACK Custom Scenery/3.BRA - MegaSP_E_PR_City/
    SCENERY_PACK Custom Scenery/3.BRA - MegaSP_F_PR_SP1/
    SCENERY_PACK Custom Scenery/3.BRA - MegaSP_G_PR_SP2/
    SCENERY_PACK Custom Scenery/3.BRA - MegaSP_H_PR_SP3/
    SCENERY_PACK Custom Scenery/3.BRA - MegaSP_I_PR_Exclude/
    SCENERY_PACK Custom Scenery/3.BRA - MegaSP_J_PR_Ortho/

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não sei porque não conheço o MSP. Talvez alguém aqui possa saber.

      Excluir
    2. Olha, eu não desabilitei nenhum deles. O que eu fiz foi colocar as seguintes linhas antes das linhas das linhas do MSP:
      SCENERY_PACK Custom Scenery/CGH - OSM Versão 1.0/
      SCENERY_PACK Custom Scenery/SBSP_3.0/

      e coloquei a linha da mesh depois do MSP e mais para baixo, junto com as outras meshes:
      SCENERY_PACK Custom Scenery/yy_SBSP_MESH20/

      Não sei se é a coisa mais correta a se fazer, mas essa maravilha de SBSP do Alexandre (valeu!) funcionou direitinho com o MSP.

      Excluir
    3. Se funcionou, deve estar correto - se bem que no mundo digital não é sempre assim...
      Mas blz!

      Excluir
  57. Boa Noite Alexandre ! Parabéns pelo trabalho ! Congonhas é fascinante! Bom , queria te propor uma ajuda ! Seria legal se nesse cenário tivesse uma atenção maior ao lado executivo do aeroporto , os hangares do lado da pista auxiliar, e eu tenho um certo conhecimento sobre os hangares de Congonhas ! Então eu proponho que eu e você trabalhássemos juntos para ficar o lado executivo o mais real possível ! Congonhas é um símbolo de aviação executiva, muitas coisas da executiva estão lá ! Se quiser pode passar seu celular ou qualquer outra forma de contato com o senhor pelo meu e-mail ; dudutufano@gmail.com


    Obrigado Ax Mito ! Abraços

    ResponderExcluir
  58. Alexandre, primeiramente parabéns pelos cenários. Eles são espetaculares! O mais incrível é você deixar eles gratuitos pra gente. A sua contribuição pra comunidade é fantástica!
    Uma coisa que eu queria a sua ajuda é na questão do tráfego de solo (outras aeronaves) presente nos aeroportos de CGH, BSB, GRU, SDU e CNF, se não estou enganado. Como voo muito na IVAO, esse tráfego atrapalha, e tenho medo de excluir algum arquivo e danificar o cenário inteiro. Você poderia me ajudar nessa questão?
    Novamente, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz tempo que eu não coloco aviões nos cenários, a não ser em lugares específicos que não são usados (aviões antigos, sucatas etc). Guarulhos e Congonhas que me conste não tem nada atrapalhando. Os outros não reconheço o código (qual seriam?). E se o X-Plane estiver com "draw parked aircraft" ELE coloca aviões no cenário - só pra lembrar desse detalhe.

      Excluir
  59. Alexandre, meus parabéns pelos cenários, são realmente sensacionais. Porém estou com um problema e gostaria de saber se vc saberia como resolver. Quando realizo aproximação ILS, o glide slope do instrumento está em desacordo com o papi, dessa forma, se eu centralizo o G/S acabo chegando sempre muito alto. Vc tem alguma ideia do que pode estar causando isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Macoy. Provavelmente uma cagada nos graus do ILS (17R?), Vou olhar no WED e conferir nas cartas. Obrigado pelo feedback (alimentar pra tras?).

      Excluir
    2. Conferido que na carta diz que o PAPI é 2.87graus, e no cenário os PAPIS estão a 3.0 graus. Será isso? Seria simples de consertar, abrindo o cenário no WED e mudando os graus dos PAPIs. Se precisar ajuda, me avisa. Senão só no próximo update.

      Excluir
    3. Exatamente Alexandre, o problema só está na 17R, acabei de aproximar na 35L, essa está perfeita. Muito obrigado. Grande abraço!

      Excluir
    4. Uma curiosidade, como se altera essa situação do PAPI no WED, qual é o objeto do cenário a ser alterado?

      Excluir
    5. Na lista à direita tem todas as coisas que estão no cenário arrumadas em grupos (as flechinhas) Expandindo-se o grupo chamado "lights" tem os PAPIs ali. Ao selecioná-los, altera-se os setups deles no painel abaixo.

      Excluir
    6. Alexandre , de mandei um email que preciso que você veja e me responda la

      Excluir