SBRJ

SBRJ 3.0

Updateinho:
-PonteRio Niteroi com LUZ
-Menos Veleiros

O Aeroporto Santos Dumont (IATA: SDU, ICAO: SBRJ) é um aeroporto doméstico no município do Rio de Janeiro, um dos dez mais movimentados do Brasil. Possui uma localização privilegiada e de fácil acesso bem no centro financeiro da cidade. Etcétera e tal...

Agradecimentos:
-RUIFO pela cidade
-Rossicev pela mesh.

Sobre a MESH:
Eu não consegui fazer a mesh do Rio inteira. Usei a mesh do Rocissev que deve ser baixada AQUI. Descomprima e coloque dentro da pasta Custom Scenery. Essa mesh do Santos Dumont cancela a minha mesh do Galeão, logo se o usuário vai pousar no Santos Dumont, no arquivo "scenery_packs.ini" a mesh do SBRJ (essa do Rocissev, cuja pasta se chama "zzz_MeshRio") deve estar acima da mesh do Galeão ("yyy_SBGL_mesh"), e vice-versa, se o usuário vai usar o Galeão (o meu), a mesh do SBGL deve estar acima da MeshRio. Desculpem, mas não achei outro jeito, pois os dois aeroportos estão no mesmo "dsf", logo é a mesma mesh pros dois. Como o Sketchup quase me levou à demência, desisti. Se um dia alguém arrumar uma mesh do Rio que tenha o Pão de Açucar, Corcovado etc, E TAMBÉM as avenidas que passam debaixo das pistas do Galeão, aí tudo se resolve.

INI setups como exemplo:

SBGL

SBRJ

__________________________________

Libraries necessárias:
  1. OpensceneryX
  2. MisterX
  3. livraria default da Laminar (que todo mundo deve ter)
  4. A World Models, por via das dúvidas.
Baixar aqui: Master Library List.
___________________________________
É recomendado pousar ouvindo Tom Jobim!
Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça....

 

PARA VOLTAR À PÁGINA INICIAL, APENAS FECHE ESTA PÁGINA.





















































DOWNLOAD - XP11
DOWNLOAD - XP10


 

70 comentários:

  1. Respostas
    1. Para o ATIS funcionar, precisa mudar a linha do ATIS de 54 para 50.
      50 13265 ATIS

      Excluir
  2. MUITÍSSIMO OBRIGADO. Irei fazer um vídeo demonstrando o cenário agora!
    Alexandre, vc é único! Parabéns novamente.

    ResponderExcluir
  3. Alexandre primeiramente obrigado pelo trabalho, em relação ao mesh, só vejo como solução fazer um unico mesh editado para ambos os cenários, eu estou vendo a possibilidade de editar aqui e caso obtenha resultados satisfatórios eu envio o arquivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com a criaçao do mega rio resolveria?
      o paulo ricardo ja falou que está trabalhando no mega rio xp11

      Excluir
    2. Obrigado, Rafael. Se funcionar, estou nelson. De repente, Rafa, partindo da minha mesh do SBGL - que já tem as pontes e aquilo foi chato - é mais fácil fazer o resto, em vez de pegar a mesh do Rocissev por exemplo e fazer as pontes, que é o que eu tentei e falhei como uma mula.

      Mega Rio? Pode ser, se for uma mesh dos dois aeroportos. Mas se for apenas junto com os aeroportos deles, ficamos na mesma. O Nunes já avisou que não pode usar a mesh dele, por exemplo. Nesse caso, será o que o Rafael falou - a única solução. Eu não consegui porque a mesh é gigante e não há textura que chegue pra enxergar alguma coisa. Espero que Rafa consiga.

      Excluir
  4. Alexandre Mihanovich, boatarde eu sou Piloto e tb simulo no xplane, gostaria de saber se vc faz cenarios por encomenda, obg e parabens pelo trabalho. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aguinaldo. Sou meio reticente no quesito "encomenda". Quando a coisa vai pro lado comercial - pago - é outro game, tem que ser muito mais perfeito e dedicado. Mas estou aberto a conversar, sem dúvida. Mande-me um email e falemos a respeito.

      Excluir
  5. Amigo você está de parabéns, belo cenário. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, e sempre agradecendo ao Ruifo e ao Rossicev, pois sem a mesh e a cidade em volta o Santos Dumont não seria nada.
      abração

      Excluir
  6. Muito obrigado pelo feedback Alexandre, por favor me faculta o seu email, que entrarei em contato consigo, ABs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na primeira página em CONTACT. Muito comprido pra escrever. :-)

      Excluir
  7. Valeu muito, Alexandre. Ficou sensacional! Com relação ao SBGL, por praticidade e porque opero menos no SBGL, eu acabei optando por voltar à versão 0.5 e planifiquei o cenário para evitar umas ondulações e saliências estranhas que ficam nas pistas do SBGL na mesh do Rossicev. Valeu e um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Excelente cenário meu caro. Obrigado mesmo! Quando puder, faça o de Belo Horizonte (SBBH).

    ResponderExcluir
  9. P.E.R.F.E.I.T.O!!!!
    Simplesmente perfeito!!!!
    Muito obrigado Alexandre pelo cenário. Agora é priorizar a internet para baixá-lo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Que trabalho foda para caralhooo ! Aeroporto ficou sensacional parceiro, muito agradecido por disponibilizar ele pra nós ! Se tiver em dúvida em algum próximo faz o de Foz de Iguaçú (SBFI) hehe !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Ainda vai melhorar um pouco, pequenos detalhes etc, em breve vou botar a versão 2.0. A lista já está muito grande, e só Brasilia vai demorar pacas. Mas vamo indo.

      Excluir
  11. Olá Alexandre,

    Você é o nosso Mister-X. Parabéns pelo cenarioteca!! Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Instalei seu cenário do rio conforme indicado, que por sinal ficou excelente, porém não sei porque não apareceu a ponte rio niteroi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é simples. Porque NÃO TEM a ponte Rio Niterói. Ha ha. Não consegui fazer direito, mas quem sabe num update futuro.

      Excluir
  13. boa noite, quando eu coloco esse aeroporto novo eu não consigo gerar rotas para taxi do tráfego AI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Higor, como assim gerar rotas? As taxi-routes estão lá. Falas sobre o ATC? Explique-me.
      abraço

      Excluir
  14. Alexandre Mihanovich, grande musico de jazz ...

    obrigado pelos seus cenarios, obras primas !!!

    fica a dica - agora em SBRJ tem o VLT na porta, um trem doido que dá pra ver ele se mexendo ... se puder um update disso e do hotel novo

    pena q tu nao tenhas facebook, eu trabalho no aeroporto e te daria fotos otimas.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falaaaa. Ué, manda por email. Tá em contato. O que seria um VLT? Mistério...Mas agora estou ocupadíssimo com 3 trabalhos e só poderei mexer nisso depois, e depois inclusive do SBVT que estão me pedindo faz tempo. E o SBCT também....e o...., e o. .... e o .....Mas manda as fotos.
      abrax

      Excluir
  15. Muito bom o cenário, porém o WORLD TRAFFIC 3 não funciona nele !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não manjo de WORLD TRAFFIC. Por quê não funciona?

      Excluir
    2. Se é questão de ground routes, o cenário tem ground routes. Diga-me o que acontece com mais detalhes.

      Excluir
  16. Alexandre, ele diz q não consegue achar os gates. Estranho... vou tentar ver como faço e te envio durante a semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no caso com o World Traffic 3.

      Excluir
    2. Oi, Anderson, desculpe a demora, não vi sua mensagem (não lembro de ter chegado por email). Eu não uso o World Traffic, então não sei como resolver. Você resolveu?

      Excluir
  17. Parabéns pelo trabalho. Aliás passei aqui na página para ver como que está indo os projetos. Estou estudando fora e não estou com muito tempo para a siulação, mas no final do ano vou poder curtir bastante. Gostaria de saber se tem a possibilidade de fazer o Aeroporto Internacional de Campinas? Sei que talvez já esteja engajado em um outro projeto, mas qualquer coisa fica na lista dos sonhos! Agredeço pela devida atenção e mais uma vez, parabéns pelos seus projetos. Que Deus continue o guiando na produção dos projetos freeware!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Pablo. Sim, Campinas tá na lista, mas a lista é longa. Um dia sai.
      abraço.

      Excluir
  18. Olá Alexandre Tudo bem ? Novamente, como já feito anteriormente e também ter contribuido mesmo que pouco com seu trabalho, quero lhe parabenizar mais uma vez por seus belos e ótimos trabalhos/cenários. Venho aqui dar uma dica/ver contigo se você tentou ou não, e se possível tentar e ver se revolve, mas é usar o mesh do alpilotX. Eu lembro de ainda no XP 10 ter usados o mesh dele e parecia ser MUITO BOM e bem próximo ao real, digo porque usei ele aqui em Porto Alegre, mas devido o seu cenário ser diferente do dele, tive que desinstalar o mesh para não ficar os "buracos" no cenário hehehe. Fica aqui a minha dica e sugestão para ver se resolve o problema com SBRJ SBGL. Segue o link para o site dele, um abração e mais uma vez, parabéns!!!

    http://www.alpilotx.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Igor. Desculpe a demora. Vou dar uma olhada sim. Muito obrigado. E espero que sirva porque esse problema do Rio é um saco.
      Valeu.
      abr
      ax

      Excluir
  19. Otimo Cenario! mas na minha humilde opniao poderia tirar o barco que fica exatamente na 02R as vezes eu tenho a impressao de que vou bater nele mas são so detalhes! seu trabalho é incrivel! esta de parabens e ainda mais por ser free... esta de parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas essa é a barca Rio Niteroi, e exatamente na vida real dá a impressão que vai bater mesmo. Isso é realismo! Ha ha. Fora que deu um trabalhão pra modelar e animar, pô.

      Obrigado.
      abrax

      Excluir
    2. Peraí...eu entendi errado que vc quis dizer a barca Rio Niterói na cabeceira da 20L. Perdão. Realmente, acabei de pousar na 02R e quase levei o veleiro. Esse veleiro é do cenário do Ruifo. Mais fácil é abrir o cenário no WED e mudar ele de lugar, ou tirar ele fora.

      abr
      ax

      Excluir
  20. Alguém teve problemas com este cenário? Estou vendo que tem um folder que acho que é necessário e eu esqueci. E tem um cara no org com o cristo fora do lugar etc. Alguém viu problemas com os arredores? Mesh errada, coisas fora do lugar etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim funciona perfeitamente como todos os outros cenários seus. Único problema aqui é realmente com o World Traffic 3, que não gera rotas nesse cenário. Parabéns e obrigado pelos trabalhos.

      Excluir
    2. Oi Rodrigo. Meus outros cenários funcionam com World Traffic 3? Estou tentando entender qual é o problema, desde que eu sempre faço os ground routes conforme um tutorial sobre o assunto.
      obrigado.

      Excluir
  21. Alexandre,

    Buenas.

    Sabe como tiro essas texturas zoadas do Ruifo e uso as do Ortho4XP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas.
      Já avisei aos navegantes que mesh modificada não é compatível com Ortho4XP e outros orthocoisas que também têm mesh. Neste caso o meu aeroporto foi adicionado ao cenário do Ruifo, ou seja tá tudo junto, ou seja...fumaça. No máximo pode tentar não usar a mesh do Rossicev e ver o que acontece. Provavelmente vai ser aquela meleca - ortho4XP por cima das texturas do Ruifo. Depois me avisa. Tô anotando essas coisas pra saber se continuo fazendo mesh ou não.

      Excluir
  22. Boa tarde, Alguns links estão quebrados como: SBRJ, SBSP e SBGL para xplane 11.
    Belo trabalho!

    ResponderExcluir
  23. link xp11 off, consegues mandar outro pfv, obrigado

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Alexandre parabéns por mais um excelente cenário. Obrigado tbm por corrigir os links de download off.
    Porém preciso de uma ajuda sua. Estou com problema de fps e travamentos com esse cenário.
    Percebi nas configurações que ele mais o autogen carrega 6gb de texturas. Apesar de eu ter uma placa de 4gb. Eu diminui o autogen para o mínimo pra poder rodar. E mesmo assim fica com 5 gb de texturas carregadas. Mas enfim existe alguma forma de eu rodar ela de forma mais fluida exceto diminuindo a qualidade das texturas. Por q se ñ for no máximo o solo fica impossível de ver algo. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Er...er....eu não saberia responder direito. Como eu comecei os cenários pra mim - querendo dizer, não perfeitos pra vender, mas apenas pra eu curtir melhor o X-Plane - eu fui pela minha experiência. Comecei com uma placa de 512 num Mac no XP10, logo fazia os cenários mais "crus". Assim que comprei a GT1080 (8G) fui "folgando", ainda que tentando manter os polys baixos etc. Como a turma não foi reclamando (aliás falando bem dos FPS), fui achando que tava ok.

      Se vc tem 4G, não deve ser problema de texturas, pois o X-Plane usa BASTANTE o processador do PC. Na parte direita dos setups (number of objects) por exemplo é onde come processador. Na parte esquerda é a placa de vídeo (Antialiasing, texture quality) etc. Quando mudei prum PC com um SSD e 16G de RAM, e o Windows10, os fps voaram pra cima. No antigo, com a mesma placa GT1080, era um cocô. Então eu estava com problema de processador, não de vídeo.

      Ajudou em alguma coisa?

      abr

      Excluir
    2. Obrigado pela atenção Alexandre. Realmente meu problema é que tenho um processador i5 de 3.3ghz e 8gb de ram. Configuração modesta pra um simulador.

      Preciso de um upgrade, mas no momento não tenho grana. Mad enfim. Vc ajudou sim, pois fui atras de mexer nas configurações usando um plugin (advanced rendering options).Agora consigo controlar o número de objetos do autogen e do cenário individualmente. Hoje consigo rodar a 40fps em tempo aberto e 30 em tempestade. Como disse deixei o autogen no minimo aceitavel. E o cenário no maximo. Preferi sacrificar o autogen do q a qualidade do cenário. Grande abraço.
      Há fica a dica pra quem tem fps baixo. Plugin advanced rendering options.

      Excluir
    3. Boa. Eu voei muito tempo no 10, sem sombra e sem nuvens, e 19fps era meu dia a dia. Ô angústia.
      abrax

      Excluir
  26. Oi bom dia existe esse senario do RJ disponivel para o FSX? Grande abraco.

    ResponderExcluir
  27. Estou obtendo a mensagem "Not in database" pra esse aeroporto depois que instalei o cenário. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nuncavi, mas pode ser várias coisas. Teria que ver o LOG filé.

      Excluir
    2. Oi Gustavo, tô relendo as mensagens e vi esta. "Not in database" em geral aparece no FMC, é isso?

      Excluir
  28. Alexandre teria possibilidade de remover a cidade em si criada pelo Ruifo removendo apenas algum arquivo?
    Pergunto pois para mim o OSM Brazil + Autogen Brazil já faz um trabalho show sem a necessidade da cidade criada em si pelo ruifo.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu teria que fazer uma versão sem a cidade. Tá tudo no cenário. Vou ver se faço isso. Tô pegando o OSM e o Regional autogen pra ver. Não conhecia.

      Excluir
    2. Bom, depois de dar uma olhada, tem coisas que não rolam bem nesses OSM e autogen. Por exemplo, ele colocou um monte de arbustos em volta da pista do SBYS e umas árvores na cabeceira que eu tirei como EXCLUSION, ele colocou de volta. O que eu sugiro é abrir o cenário no WED, desliga o RUIFO (desclica o olho pra ele ficar invisível) e "export scenery".

      Excluir
    3. Putz entendi... Bom vou dar uma olhada então, vou ver se faço isso hehehehe...

      Grato Alexandre!

      Excluir
  29. Respostas
    1. Uau, essa foi boa. Jamais saberia dessa. Acertei no meu agora. A turma aqui vai acertar cada um o seu ou vou ter que reupar tudo (buaaaa)

      Abrir o apt.dat dentro de Earth nav data com o Notepad++ (é isso?)

      obrigado, Morpheus.

      Excluir
  30. Oi Alexandre,

    Belíssimo trabalho, seus cenários são excelentes e de grande valia para a comunidade do x-plane. Obrigado!

    Aqui no SDU para mim o SAM não funciona, os fingers de todas as posições além de não se moverem, já carregam "abertos" sobrepondo-se a fuselagem das cabines dos aviões parqueados, como se estivessem esticados ao máximo em sua amplitude. Quando vou em setings do SAM pelo menu e desmarco a opção de conexão automática, nenhuma posição aparece disponível como nos outros aeroportos em que aparece aquela lista de gates para gerenciarmos manualmente a conexão e desconexão.

    Já tentei reinstalar tanto o cenário quanto o SAM sem sucesso, uso o XP-11. Em outros aeroportos com SAM, utilizo normalmente sem problema, por exemplo em Maceió também de sua autoria. Por gentileza: Teria alguma ideia do que pode estar acontecendo e sugestão para correção?

    Alguém tem alguma ideia?

    Obrigado!

    Att,

    Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelo. Vou dar uma olhada. Obrigado.

      abraço

      Excluir
    2. Então, se me lembro bem eu fiz o setup do SAM com o 737 default. Agora com o IXEG 737, tive que dar um update nos "Visual Dock Guidance" clicando em "copy current aircraft position". Ou seja, se esse "position" muda de avião pra avião, aí fumou tudo. De resto tá funcionando (desligando os motores E a luz anti-collision). Os gates são bem próximos às aeronaves e os docks do SAM eu não achei algum mais curto, então a coisa é apertada mesmo. Mas tá funcionando - numas - acho - tipo.

      Excluir
  31. 0:48:13.661 E/SYS: | There was a problem loading the scenery package:
    0:48:13.661 E/SYS: | Custom Scenery/SBRJ_2.0_11/
    0:48:13.661 E/SYS: | The scenery may not look correct.
    0:48:13.661 E/SYS: | Please see the Log.txt file for detailed error information.
    0:48:13.661 E/SYS: | (io_dsf.cpp:668)

    Alguém pode me ajudar com esse erro? As jetways (fingers) não estão carregando.

    ResponderExcluir
  32. Oi Alexandre,

    Acho que os links estão trocados. O do XP10 está para o 11 (SBRJ_3.0_11.zip) e XP11 está para o 10 (SBRJ_3.0_10.zip). Valeu mais uma vez pelo belo trabalho.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Típico de minha pessoa. Vou mudar. Obrigado.
      abraço

      Excluir