SBPA

SBPA versão 6.0

Updates:
Disponível pra versão 10.
SAM refeito (docks, marshallers e jetways)
Solo refeito
Pista encurtada
Mamuths animados (SAM requerido - link)

libs: (link)
CDB-Library
OpensceneryX
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Aeroporto Internacional Salgado Filho (IATA: POA, ICAO: SBPA) é um aeroporto internacional localizado na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Possui uma área de aproximadamente 3 600 000 metros quadrados e está situado no bairro Anchieta. É o maior aeroporto da região Sul do Brasil, com o maior número de aeronaves e passageiros, a frente do Aeroporto Internacional de Curitiba.[3]

Foi o primeiro aeroporto administrado pela Infraero a ter o moderno sistema integrado de check-in.[4] O Aeroporto dispõe do sistemas ILS CAT-II, que conduz a aeronave até uma altura mínima de 30 metros sobre a cabeceira da pista requerendo uma visibilidade mínima de 400 metros como parâmetro para prosseguimento na aproximação do pouso. Em 2010, ficou em terceiro lugar no Prêmio Avião Revue, na categoria Melhor Aeroporto do Brasil.

PARA VOLTAR À PÁGINA INICIAL, APENAS FECHE ESTA PÁGINA.























94 comentários:

  1. Precisa de alguma library para utilizar o cenário de SBPA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teoricamente não. O library.txt faz o cenário funcionar sem as libraries externas, mas tem uma que não é inlcuída no arquivo por alguma razão, a ff_library_extended_LOD, e pode ser ela a dar problema.
      Segue a lista toda.

      CDB-Library
      ff_library_extended_LOD
      MisterX_Library
      world-models
      OpenSceneryX
      R2_Library
      ruscenery

      ab
      ax

      Excluir
    2. Muito obrigado pela ajuda, creio eu que seria essa mesmo que estava dando a má compatibilidade no meu cenário de SBPA, e tbm eu não tinha a CDB instalada, já a instalei e deixei tudo correto aqui. o7

      Excluir
  2. Melhor cenário de SBPA! Obrigado! Mas seria possível uma atualização para X-Plane 11 ajustando as aeronaves estáticas para serem somente de companhias que realmente operam em PA? Grato amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá na lista de "afazeres" mas quando coloco as companhias, os aeroportos esvaziam. Não sei se não tenho as extáticas nacionais ou o que. Esse assunto é meio misterioso pra mim, se alguém me explicasse direito seria bom. Eu sei como setar as companhias no WED, mas como disse, os aviões somem. :P

      Excluir
    2. Seria possível você me enviar o cenário com as companhias configuradas para eu testar no meu simulador e ver se eles aparecem?

      Excluir
    3. Oi João. Vc mesmo pode fazer (os xmls sempre vão junto com os cenários justamente pra isso). Abre no WED, escolhe os "ramp starts" e é só configurar. Bem mais simples. Diga se esse esquema funciona.

      Excluir
    4. Consegui ajustar Alexandre. Porém das companhias que operam em SBPA, somente Gol, Tam e Avianca consegui deixar certo, as outras não aparecem. Além disso, às vezes ainda aparece uma ou outra aeronave de uma companhia aleatória, mas já ficou bem melhor. Simplesmente escrevi no campo "Airline" o código ICAO da companhia (tudo em letra minúscula, conforme requere a Laminar Research). Então quanto a isso está ok. Porém tenho outro problema no cenário que talvez você conseguiria ajustar. É o seguinte, ao taxiar, somente no Pátio 2, a aeronave balança toda, como se estivesse taxiando na grama. Consegue dar uma olhada? Obrigado!

      Excluir
    5. Pois é. Eu consertei isso já, mas talvez tenha esquecido de uplodar a versão corrigida. Vou fazer isso e aviso quando estiver pra download.

      Excluir
    6. Oi João. Já está disponível aqui o SBPA_v3.0 funcionando. cabei de dar uma volta no pátio e não dá pulos. Faz o DOWNLOAD (mesmo link aí em cima) e me fala.
      abr
      ax

      Excluir
    7. Oi Alexandre. Está certinho agora. Obrigado!

      Excluir
  3. Site Hangar, fora do ar amigo, o que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Said, desculpa não vi sua mensagem na época. Hangar X-Plane no ar.

      Excluir
  4. demorou mais está incrível!

    ResponderExcluir
  5. Olá Alexandre, meus parabéns pelo trabalho dentro do aeroporto. Ficou magnífico!!! Só gostaria de colocar alguns pontos que percebi neste novo cenário ao pouco que pude testar no XP 11.

    - Alguns fingers do terminal 1 não acoplam na aeronave, estão estáticos.
    - No terminal 2 que você fez todo o trabalho dos fingers também, achei MUITO BOM e MAGNÍFICO também, porém eles são estáticos mesmo ? Tem como fazê-los móveis ? Se não der, mesmo assim, já está MUITO BOM!!!
    - Ao redor do aeroporto, ali onde chega ao terminal 1, algumas partes do cenário parece que ficaram "para fora" do aeroporto comendo uma parte do terreno...comendo algumas ruas e etc e estão sem as grades/muros como haviam no seu cenário anterior. É possível ver claramente isso na rampa de acesso ao terminal 1 que não tem a rampa subindo para o 2° andar do terminal.
    - Na cabeceira da Pista 11 bem na BR-116 você retirou aquelas torres de luzes de aproximação que ficavam ali bem ali próximo a avenida e que elas estavam presentes no seu cenário anterior a este e na vida real mesmo, aquelas "torres"(não sei o nome exato daquilo) elas estão presentes igual estavam no seu cenário anterior, se você quiser, eu posso tirar uma fotos do local para você e encaminhar por e-mail, pois, passo quase todo dia por ali.

    - Outra coisa que notei mas ai não sei se são as minhas bibliotecas, OSM ou algo do tipo ou se está no cenário também, é que tem uma taxiway que vai em diagonal ao setor Sul do aeroporto bem lá no fundo e existe uma grade atravessando bem no meio dela, como se fosse o fim do aeroporto rsrs.

    Se conseguires ajeitar estes pequenos detalhes, sei que deve ter sido bem trabalhoso este cenário. Me disponho a ajudar com algo se você quiser. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Os únicos finger animados são do AutoGate do Marginal - eu não faço animação. Não existem mamutes animados, que eu saiba. Alguns fingers são auto-gate e outros não pra dar variação, que pra mim, embora não realista, "soa bem". Tem muita coisa que não fiz porque, como expliquei, cenário antigo feito quando era meio iniciante, muita coisa feita de forma diferente e teria que refazer tudo do zero. Como eu faço pra mim, basicamente, quando minha sensação tá boa, eu paro, senão não faço outra coisa a não ser um aeroporto só, até os folículos do bigode do gerente do estacionamento estarem nos ângulos corretos. Mais pra frente vai ter mais atualização, sendo que não param de reformar aeroportos, e aí provavelmente darei uma olhada a mais. Como diriam os americanos "sorry, this is it, for now".

      Excluir
  6. No me salen las mangas , alguna solucion?
    Gracias
    https://www.dropbox.com/s/kgczwqsmltuey5q/43074507_1809570395778601_2514546748710453248_n%20%281%29.jpg?dl=0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esas mangas son de la library default de XPlane (Default Scenery) luego no entiendo porqué no te salen. (X-Plane 11\Resources\default scenery\airport scenery\Ramp_Equipment\jetways)

      Excluir
  7. tema solucionado. aumente prioridad del escenario en el scenery.packs

    ResponderExcluir
  8. puse la limea de sbpa mas arriba en el scenery packs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curioso. O sea que si uso esa library de nuevo, voy a tener ese problema. Gracias.

      Excluir
  9. Parabéns pelo seu trabalho. Seus aeroportos são demais. Não conhecia. Acabei conhecendo por um canal gringo no YouTube. Porém está com problemas os links de download. Nenhum aeroporto consegui baixar por aqui. Direciona para hangar x plane e dá erro q a página não foi encontrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Então, o servidor pifou e estou em vias de mudar (aguardando resposta de um novo servidor do Hangar). Em breve tudo vai funcionar de novo. Desculpe o transtorno.
      abraço
      ax

      Excluir
  10. Opa, eae alexandre, tudo certo? O cenário fica só grama, já chequei e estou com todas e mais algumas libraries, versão do xplane 11.21, ta dando nos nervos esse problema, vou tentar instalar a versão sbpa pro xplane 10, vamos ver se vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um saco. Tem algum outro SBPA no folder dos cenários? Provavelmente não. Ou é coisa de mesh (mas SBPA não tem mesh) ou livraria (que vc diz que já tem todas - incouindo a World Models??) ou é o lugar dele no INI arquivo. Tenta mudar ele de posição - mais pra baixo, mais pra cima etc.

      Excluir
  11. antes de eu instalar, por favor, nesse cenário foi removido aquelas malditas arvores na cabeceira? Aqui estão alguns vídeos desse problema (ao lado dos links o momento das arvores maldidas: https://www.youtube.com/watch?v=-H7LJb_ugnA (2:17:00), https://www.youtube.com/watch?v=heynIZBIYP8 (2:44:18), https://www.youtube.com/watch?v=WwbHRrJ6ZmY (2:26:53). Caso esse cenário estiver com esse problema, por favor na próxima atualização remover as arvores malditas mas em geral esse cenário me parece muito lindo e bem feito, mas não vou instalar num momento pq esse PC já ta morrendo pra rodar o XP11 com tudo no baixo...

    ResponderExcluir
  12. Oi Alexandre, seria possível atualizar o aeroporto? pois foi construído um novo terminal.

    ResponderExcluir
  13. Estou com um Problema nesse cenário porque no X-Plane 10 ele não está rodando perfeitamente ele coloca a pista e só não aparece patio aviões e nem o terminal como resolver isso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algum conflito com outro cenário, ou com OrthoXp, alguma coisa assim. Se diz algo no log.txt manda ele aqui.

      Excluir
    2. Me desculpe por tá perguntando isso mas eu mando por onde pelo E-mail ou por outro site ou pelo G-mail?? Mas é porque eu estou meio desorientado mais me desculpe de novo por ter feito essa pergunta. e também estou tendo problemas com o de Brasilia.

      Excluir
    3. Sem problema, só dá uma olhada no folder do X-Plane, um arquivo chamado log.txt, aí copia tudo nele e dá uma paste aqui. Ou se quiser manda pro meu email. É o gmail mesmo.

      Excluir
  14. Respostas
    1. Acho que o link "contact" tá meio pequeno. Vou mudar de lugar.
      alexandremihanovich@gmail.com

      Excluir
    2. alexandre , por favor traz o SBFL Com o Novo terminal pfv se trazer eu faço algo pro seu blog .

      Excluir
  15. Uma atualização do terminal novo, mas não tá assim perfeito e sensacional por falta de tempo. Tem SAM e pelo menos é uma atualização. Os gates 4L e 4R têm algum mistério no SAM, então acho que só o 4R o gate atraca. O 4L não, mas tem marshaller.

    È isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! Ficou show! Aguardando as próximas atualizações e cenários novos!

      Excluir
  16. Nossa Alexandre, já voltou com tudo em kkkkkk meus parabéns! Aguardando a atualização de SBFL.
    E parece também que Salvador tem um terminal novo, se possível quando tiver tudo no maps, bing ou etc se puder atualizar, todos serão muito gratos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme é o que ja estamos pedindo desde da inauguração do novo terminal do aeroporto de floripa

      Excluir
  17. Maravilha! Mais uma contribuição show de bola para a comunidade XPL! Brigadão!

    ResponderExcluir
  18. Traz a de Floripa o mais rapido possivel , Por Amor de DEUS !

    ResponderExcluir
  19. Respostas
    1. Não sei. Deve estar na A LISTA (em working). Se não depois eu ponho.

      Excluir
  20. Alexandre, baixei o cenario esses dias e recentemente o mesmo tem dado erro com o SAM, pois tenho ele instalado certinho, porem ele nao funciona com os cenarios que possuem ele ativo, tanto os seus quanto os do forums xplane, ficando sem as pontes de embarque, poderia me ajudar em relaçao a isso? obrigado

    ResponderExcluir
  21. Quando seleciono departure proc no g1000 ele da um erro. Fala que não acha o waypoint da pista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo também acontece isso.

      Excluir
    2. Isso é alguma coisa fora do meu alcance. Update do AIRAC (e das pistas) versus X-Plane, algo assim que eu não manjo e que não tem a ver com o cenário. Aliás um teste é desinstalar o cenário e ver se acontece com o cenário default.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite! Desde já, cumprimento pelos belíssimos cenários, contudo, todos os cenários desenvolvidos por vocês, o interior da aeronave nos botões que ligam eles, fica um quadrado verde em todos, alguns maiores outros quadrados menores com a cor verde. Saberia me dizer como ajustar? Abraço, Diego Benites.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego. Isso parece ser o "Show Instrument Click Options" no menu "view". Não tem nada a ver com o cenário, é um setup do X-Plane.

      Excluir
  24. Como eu altero? Posso te mandar o log que aparece para mim e a foto do interior da aeronave com os botões em verde? Pois o cenário está perfeito somente o interior mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai em View a vê se o "Show Instrument Click Options" tem uma bolinha do lado. Clica nele, tipo liga-desliga.

      Excluir
  25. Funcionou! Muito obrigado! Última dúvida, é necessário ter o SAM plugin e SAM library?

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Alexandre, primeiramente parabéns pelo cenário. Uma dúvida, ao selecionar a DEP no meu FMC (uso o Challenger 350 V2 com o FMC default) uma mensagem aparece "Missing waypoint RWY 28". Pelo que vi a pista agora desde fevereiro é 29. Meu AIRAC é até o dia 23/04 agora. Devo usar outro AIRAC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora vc me pegou. Não sei. Meu AIRAC está desatualizado, bem como o próprio X-Plane, mas não acho que o cenário tenha a ver com isso. Vou perguntar pro JOZ. Se alguém souber, responda também.

      Excluir
  27. olá boa noite, lindo o cenário estou feliz por te-lo encontrado, porem estou tendo problemas, aparentemente estou tendo problemas para carregar alguma biblioteca, pois aparece a bendita menssagem de que pode aparecer errado o cenário, o problema é que tenho todas as bibliotecas citadas acima e estão bem organizadas, oque notei foi que não carregou o gate movel do auto-gate como estão nas fotos que voce tirou, é mesmo o auto-gate que foi usado para o cenário, ou foi alguma outra biblioteca para os portões? agredecido JR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa versão tem o SAM, então precisa do SAM instalado. A biblioteca qye sempre me dá pepinos é a World Models. Tens-a?

      Excluir
  28. Parabéns Alexandre, ótimo cenário novamente...Só uma dúvida, No meu Xp11 aparece uma mensagem q não foi possível carregar as cartas...Teria como me auxiliar?Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.Cartas? Quê cartas?
      manda o log file se possível.

      Excluir
    2. Procedimentos não puderam ser carregados:
      Missing waypoint RW28
      As pistas perdidas devem ser reportadas ao X-Plane Scenery Gateway.

      Excluir
    3. Buenas!
      Recebo a mesma mensagem do amigo de cima...
      O problema é: Foi criado um procedimento RNAV para a pista 28 de sbpa devido a cabeceira deslocada para as obras de ampliação da pista. O xp11 não reconhece a pista 28 sendo válida e ai acaba por dar incompatibilidade quando seleciona um procedimento.
      As pistas continuam 11/29 porém, agora, está como 28 devido a cabeceira deslocada.
      Acredito que haja a possibilidade de add uma pista "invisível", apenas para o xp11 reconhecer os procedimentos.

      Abraço!

      Excluir
    4. estou com o mesmo problema procurando solução, se alguém descobrir reporte por favor!! Abraço

      Excluir
    5. Vou dar uma olhada aqui no WEED só pra ter certeza.

      Excluir
    6. Quis dizer WED. No WED nada errado, pistas 11 - 29 na mesma posição etc. Vamos ver online o que se acha a respeito.

      Excluir
    7. Bicho, dei uma volta agora no SBPA, fiz um STAR na 29 sem problemas, o FMC não disse nada. Será coisa de AIRAC? Se atualizar o AIRAC resolve? Ou eu não entendi nada, é isso? kk

      Excluir
    8. O meu está atualizado 2007 via navigraph data manager e a mensagem continua aparecendo, reportei para eles mas nada de resposta.. estou aguardando alguém descobrir como resolver.

      Excluir
  29. Tbm estou com este mesmo problema, alguém pode descrever a solução
    Obrigado e parabéns pelos cenarios

    ResponderExcluir
  30. Eu entrei nesse site para baixar a "world-models" porém tem um monte de links "x-europe" e etc... Qual devo baixar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que pode ser é a OpensceneryX, que tem árvores com esses nomes.

      Excluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. olá, estou com problema ara fazer o cenario funcionar, poderia me ajudar prf!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso mais info. Manda o log file.

      Excluir
    2. como mando log file? comecei a botar cenarios a pouco tempo o sbsp,sbmo,sbsv,sbrf consegui fazer funcionar mas esse tenho problema

      Excluir
    3. Na pasta principal do X-Plane tem um arquivo chamado Log.txt. Abre o XPlane, tenta carregar o SBPA, fecha o X-Plane e me manda o Log.txt por email (em contato).

      Excluir
  33. O cenário em si está excelente, mas infelizmente ainda há o problema da pista 28. Só acontece comigo com o FMC default do X-Plane (que uso nos aviões da FlyJSim às vezes), mas ocorre que, quando vou tentar carregar um procedimento de saída ou chegada com ele, aparece uma mensagem de erro no simulador e o FMC acaba achando que não há procedimento algum.

    Uma possível solução seria criar uma "pista invisível", pelo o que pesquisei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, eu fiz agora no FMC default do 737-800 um sid e star de SBPA a SBGR, saída da pista 29 (não 28), e tudo normal. Tem certeza que tá tudo atualizado? AIRAC etc?

      Excluir
    2. Tudo atualizado. Estou tendo o problema com todos os cenários de SBPA (tanto o seu quanto outros), mas apenas no FMC default mesmo. No Zibo tudo funciona normal.

      Excluir
    3. Que mistério. De repente no Org tem alguém com esse problema tbém?

      Excluir
    4. Pelo jeito, sim.
      https://gateway.x-plane.com/bug_reports?filters[airport_code]=SBPA

      Excluir
    5. Interessante. Eu ainda não entendo qual é o assunto da construção etc, mas pelo jeito até acabar a construção quem tiver esse pepino terá que "voar na mão"?

      Excluir
    6. Isso, ou colocar cada waypoint das SIDs ou STARs manualmente, além do procedimento de aproximação. Dá pra fazer, mas se precisar mudar fica bem complicado.

      Excluir
  34. Olá, excelente trabalho amigo.

    Só para informação de atualizaçao, as placas de taxi mudaram? D1 virou M4 etc.

    Sensacional seu trabalho!!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas por quê não ficam quietos?! Assim vou chegar na versão 130 do cenário, kkk.
      Obrigado, já mudado no meu, só deus sabe quando farei um update. Quem quiser mudar no WED é só achar a flechinha "signs" que as placas estão lá.

      Excluir
    2. Alterei no WED mas quando abro o cenário ele permanece igual... :(

      Excluir
    3. Porque após alterar tem que dar "export scenery". (Ctrl+b)

      Excluir
  35. Uma possibilidade é uma mudança do WED / XPlane que ele agora nãp reconhece \. Então teria que abrir o xml do cenario (earth.xml" algo assim) no Notepad++, dar um find, ir na aba de "replace" e falar pra ele substituir tudo que for \images por /images. A vida é muito complicada, bicho.

    ResponderExcluir