SBBR

SBBR 2.0

UPDATE:
-SAM
-Ground Routes refeitos.
-Pequenas correções nos modelos.
-PAPIs corrigidos.

Fix das pontes. 
Colocar a mesh bem abaixo no arquivo INI. - LINK DA MESH -->> AQUI
Correção da linha vermelha continua valendo infelizmente.
Mil perdões, mas o erro da linha vermelha (RedThin.png) escapou de novo. Tem uma linha vermelha que está com as dimensões erradas e pode causar erro. Esse erro acusa no INI, mas o cenário funciona mesmo assim. Em todo caso, para corrigir, baixe a linha corrigida (aqui), descomprima os dois arquivos (o PNG e o POL) dentro de "lines", que está dentro de "objects". (substituir - overwrite). Desculpem de novo.

A mesh continua valendo, logo mantenham o arquivo SBBR_mesh no mesmo lugar.

Versão 10 continua a mesma por enquanto.
----------------------------------------------------------------------------------------------
O Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek (IATA: BSB, ICAO: SBBR) é um aeroporto internacional na região administrativa do Lago Sul, no Distrito Federal. É o terceiro maior aeroporto do Brasil em número de passageiros transportados e o primeiro aeroporto da América do Sul, a operar com pistas simultâneas. Com uma área de 1,334 quilômetros quadrados, o complexo aeroportuário conta com um sistema de acesso viário próprio. A DF-025 se estende por parte do perímetro do  aeroporto, tendo ligação com a rodovia BR-450. Toda estrutura para passageiros é atendida, desde a desativação do terminal 2, por um único terminal.
_________________________________________________________________________

Agradecimentos:
Josenildo Nascimento (Joz) pelo ajuste da mesh.
Ground Crew Animated by Rigolan - http://www.virtualdesign3d.com/

Bibliotecas necessárias:
-OpensceneryX
-World Models
-SAM
Baixar aquiMaster Library List.
___________________________________

Arquivo INI deve ficar assim:
....
SCENERY_PACK Custom Scenery/SBBR_11_2.0/
SCENERY_PACK Custom Scenery/SBBR_mesh/

....
___________________________________

PARA VOLTAR À PÁGINA INICIAL, APENAS FECHE ESTA PÁGINA.
















































DOWNLOAD - XP10
DOWNLOAD - XP11

119 comentários:

  1. Embora alguém já tenha espalhado antes do lançamento, finalmente saiu. Aguardo os feedbacks. O Joz vai fazer a mesh pro 10 e depois eu atualizo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Alexandre, que pena que temos pessoas assim aqui...ainda mais com o seu brilhante trabalho!! Parabéns e vamos seguir adiante!! Abração

    ResponderExcluir
  3. Não tem problema, afinal é free. Só surpreende a ansiedade, mas eu também entendo, pois fiquei assim com o IXEG, que não saía nunca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk, fomos 2! 6 anos esperando aquele maldito boeing! ahahahahah

      Excluir
    2. Mas valeu à pena, devo admitir. O bichinho é foda.

      Excluir
  4. Faala Alexandre tudo beleza ? Então, tava olhando aqui, vi que tu seguiu os gates conforme a carta do AISWEB to certo ??? Então, eu tive lá em BSB na semana passada e os gates não são mais aqueles, está desatualizado no site do AISWEB como dá para verificar os gates conforme o site do google maps abaixo, não sei se você planeja alterar e atualizar, mas pretendo pegar um mapa e colocar os gates certinho conforme está hoje realmente para te ajudar! Abraço!

    https://www.google.com.br/maps/@-15.8698945,-47.9213349,3a,75y,90.68h,69.65t/data=!3m7!1e1!3m5!1sAF1QipMtOpKkwS9twFCsUgtiUieOlaUh5pqPEP-oHjFU!2e10!3e12!7i6000!8i3000

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, encaminhei um e-mail para você com a foto do aeroporto com os gates atualizados para futuros updates e correções. O aeroporto ficou ÓTIMO e MUITO BOM, até as pontezinhas que tem nas taxiways foram feitas muito bons mesmo hehe. Um abração e tamo junto!

      Excluir
  5. FIcou muito bom,abraço.

    ResponderExcluir
  6. Alexandre, esse cenário BSB ficou um espetáculo. Parabéns e obrigado por mais esse excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Faz Ribeirão Preto, eu imploro, rs! Obg e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HA ha....imploro. Acho que tá na lista, mas pelo andar da carruagem, não vou chegar nem na metade dela. Se o SBBR JÁ tem que atualizar!!! Cruz credo. Ma vamo indio...

      Excluir
  8. Respondendo ao Igor sobre os gates aqui em púbico (já respondi por email), mas pra turma saber. Só vou arrumar os gates mais tarde, pois agora tô em Vitória e depois vou pro SBGR que eu tava iniciante ainda e tem muita coisa errada lá. E depois tem que andar com a lista. Um dia volto ao SBBR com os gates certos - que aliás pra mim fazem bem menos sentido do que está no cenário. Mas esse é o nosso brasilzão....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show Alexandre, GRU ta precisando mesmo de update, nós agradecemos muito pelo seu empenho, meu caro! Parabéns!

      Excluir
  9. Esperando vossas opiniões sobre frame rate. Tô com medo de ter ficado pesado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, o seu cenário esta ótimo, parabéns, rodando a 45fps do lado exterior da aeronave e 38 a 40 fps do lado de dentro do cockpit, com uma gtx 1050ti que é fraquinha hehe.

      Excluir
    2. To consegundo rodar ele bem de boas com o A320U da flightfactor em uma GTX950 com configuraçoes medias-altas, cerca de 33-37 fps, bom d+, parabéns!

      Excluir
  10. Ok, valeu aí pelas costas da alimentação (feed back).

    ResponderExcluir
  11. Olá Alexandre, parabéns pelo grande trabalho e muito obrigado!! Agora, não sei se vc pode ajudar, depois que eu fiz o orthophoto pra esse cenário, as pontes que dão acesso as pistas 11R/29L ficaram elevadas, tentei usar o mesh do próprio cenário mas também não funcionou. Você saberia dizer o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que li em algum lugar, mesh modificada não funciona com orthophotos. É uma limitação que não sei quem ou quando irá se resolver. Aliás vou falar disso com meu mestre, o Joz, pois os orthos estão sendo mais e mais usados, e se isso causa problema com as meshes, que devemos fazer? O ideal seria que a mesh default do X-Plane fosse perfeita, com os vales e morros reais - e a gente não precisaria mais modificar meshes - mas isso não é possível. Quem sabe no futuro? Então por enquanto não há solução, mas pergunte por aí, no org de repente alguém sabe algo.

      Excluir
    2. Uma pena mesmo, mas vamos aguardar. Grato pela atenção.

      Excluir
    3. Marcio, com o software G2XPL é possível criar orthophotos com mesh personalizado. É um pouco mais trabalhoso que o Ortho4XP, mas funciona muito bem, existe tutoriais no YouTube em português para ele! Abraço...

      Excluir
    4. SnowBlind7 me comentou que pode ser que o ortho4xp (ou outros) possa usar as meshes modificadas para criar a mesh dele, ou seja, na hora de criar a mesh, escolhe-se a mesh, neste caso, que o Joz fez do SBBR, e não a default. Não sei se funciona, mas é uma possibilidade pra averiguar.

      Excluir
  12. Ola, primeiramente parabéns pelo excelente trabalho! Esto com um problema nas pontes elas aparecem por cima do cenário. Veja como fica: https://ibb.co/c6POS9 Já tentei de tudo inclusive só coloquei o cenario de SBBR, mas sempre fica deste jeito. Você poderia me dar uma ideia do que seja, ou oq posso fazer para resolver? OBrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu contato, Saulo saulom@gmail.com, tkz

      Excluir
    2. Saulo, não lembro se respondi por email, mas vc colocou o mesh e fez a ordem certa no INI? Senão não funciona. E se tiver ortho4XP e outras coisas, ou outro mehs de Brasília também não funciona.

      Excluir
    3. tenho este mesmo problema com o Orthophoto

      Excluir
    4. alexandre estou com o mesmo problema nas pontes com orthophoto kkkkk sera que tem solução

      Excluir
    5. Em geral é aquela uma de tirar coisas dos folders e ir pondo aos poucos pra descobrir qual é o conflito. Eu não saberia dizer. Tem coisa que não tem jeito, como o mesh de Campinas que não conseguimos (joz tava tentando) fazer porque pega dois dfs etc etc, então fica sem mesh. É um pepino, mas o SBBR + mesh aqui tá funcionando, então tem que descobrir quem aí está impedindo o mesh. Ortho4XP e essas coisas dão problema, isso eu sei. Não é compatível.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Gente já tentei com orto4xp não vai ja tentei dar o caminho da mesh do joz e não deu certo, já tentei substituir o arquivo de mesh default pelo arquivo de mesh do joz direto na pasta do simulador tbm não deu certo. pro sbsp e sbgl eu uso esse photoreal desse cara Robson Candido dos Santos Alves feito com g2xpl, mas esse programa é pago e não possuo ele. o brasilia dele não funciona pois quando foi feito não existia esse cenário do AX, porém o sbsp e o sbgl ficam certinho tanto a altitude de sbsp quanto as pontes de sbgl!
    https://drive.google.com/drive/folders/0B14jSVZAIsErcXItV0Q0R29OcEE

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Outra Pasta do mesmo autor que contem o sp e rj
    Créditos ao Robson Candido dos Santos Alves
    https://drive.google.com/drive/folders/0B8G44P-KwzqxQzRjQXdRRzlYMWM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, instalei o "zz aaa RiodeJaneiroRJ" - ótimo ortho - e as pontes do SBGL cairam, sairam do lugar. Eu teria que ajustar a altura das pontes pra essa mesh. Mas não ajustarei, senão fico louco!

      Excluir
    2. E o SBRJ ficou um cocô. O Pão de Açúcar sumiu! Voltei com o que eu tava que funciona pra mim.

      Excluir
  17. o link ta quebrado ou eu sou burro mesmo?

    ResponderExcluir
  18. Oi Alexandre, alguns aeroportos teus estão com links quebrados! Esse aqui é um! Vou comentar em todos que estão ruins!

    ResponderExcluir
  19. Oi Alexandre , o link do download esta com problemas

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, está dando página não encontrada.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, Alguns links estão quebrados como: SBBR, SBRJ, SBSP e SBGL para xplane 11.
    Belo trabalho!

    ResponderExcluir
  22. Oi Alexandre , o link do download esta com problemas

    ResponderExcluir
  23. O arquivo foi apagado do servidor por algum problema. Já estou re-upando.

    ResponderExcluir
  24. Fala grande Alexandre, obrigado pelo tempo e dedicação! Acho que o link quebrou de novo amigo

    ResponderExcluir
  25. Pois é. Como diria algum amigo que fala palavrão (não como eu que sou super educado) ... tá foda. Vou ver um jeito de mudar de servidor. Alguém aqui me ofereceu, mas tenho que lembrar que foi, e aceitar a oferta.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Alguém mais está tendo problemas ao passar por cima da ponte de acesso a 11R via 'taxiway R'? A Aeronave bate em algo, pula e quebra, tre de pouco dianteiro fica afundado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com esse problema na versao Beta do xp11

      Excluir
    2. Com que avião? Uma coisa só pra ticar é se a mesh é a minha mesmo (tá tudo certo no INI file etc) e não outra mesh - a altura da ponte está pra minha mesh e de repente em outra mesh não fica justo. Só pra ter certeza.

      Dei umas atravessadas com o Cessna e dá uns pulos, mas não quebra nada. Testando com o 737 agora e o pulo é ainda menos perceptível. Pontes são uma foda, porque o ajuste da altura da ponte pra ficar exato com a mesh, deus me livre. Vc fica horas subindo e baixando pontos no Sketchup e vendo, mas tem alguma coisa que "arredonda" nas dimensões do XPlane que dificulta ainda mais, tipo de x centímetros ele arredonda pra não sei quanto, ou algo assim, e nunca fica perfeito. Quer dizer, às vezes fica por rabo, mas é o inferno de Java.

      Excluir
    3. Alexandre, este problema ocorre comigo na versão Beta do XP 11.30 (ou superior). Fiz o teste usando o 737 Default e o Zibo, realmente a aeronave cai em um buraco virtual ao entrar na ponte. Ela quebra, o trem de pouso fica afundado. Já na versão 11.26 este problema não ocorreu, ao menos comigo. Obs. não usei nenhum mesh de terceiros, usei apenas seu cenário e tudo instalado de acordo com as instruções. Obrigado!

      Excluir
    4. Rapaz, é um mistério. Alguma coisa na mesh do beta, tipo "por baixo" ou alguma coisa dessas difíceis de descobrir. Eu estou na 11.26r2 e o XP diz que "you have the latest version". Fica na 26 - é meu conselho.

      Excluir
  29. poderia disponibilizar a correção da linha vermelha kkk arquivo não esta mais ativo ,,valeuu comando

    ResponderExcluir
  30. que isso desculpa nada kkk valeu mito brigadão !

    ResponderExcluir
  31. Pessoal boa noite. Primeiramente agradecer pelo ótimo trabalho com os cenários aqui do site. Instalei o SBBR e o mesh, tudo certo com scenery.ini, mesh abaixo do cenário, tudo certo. Ocorre que as pontes de acesso a 11R parecem um muro, ou seja, acho que o mesh não ta funcionando...Não uso nenhum tipo de orthopoto sendo o terreno nativo do XP11. Alguem sabe o que pode ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André. Sou só eu que faço os cenários. :-) Bemvindo. Rapaz, se o INI tá certo, não faço idéia. Algum outro cenário SBBR no folder? Tô lá agora e tá certo. Alguém no blog tem idéia?

      Excluir
    2. Então Alexandre, não estou entendendo também. Dá uma olhada nas prints. Os nomes das pastas estão idênticos e pq com a linha vermelha parece que nao tem o _ mas tem sim.
      https://photos.app.goo.gl/o5f5vn9sNSeZ3m4y6

      Excluir
    3. André, me manda um email pra eu te responder com o meu xml pra ver se rola. Tem algum setup no X-Plane tipo "always follow terrain", algo assim? Estou dando uma olhada nisso. Alguma coisa não tá deixando a mesh existir.

      Excluir
    4. Alexandre, isso ai aconteceu comigo também, quando saiu a ultima versão (11.30) do X-Plane. Parece que aconteceu com todo mundo que tem esse cenário. Eu não mexi e nada, antes funcionava e do nada, pra minha surpresa, aconteceu isso também. Conferi aqui e também ta tudo certo, a ordem no INI.

      Excluir
    5. Credo. Mas eu estou com a última versão e funciona. De repente se eu uplodar de novo o meu? Vamos ver.

      Excluir
    6. Eu descobri como resolver o problema. Antes o mesh estava logo abaixo do cenario, no arquivo ini. Agora eu mudei radicalmente. Coloquei o cenario no inicio do arquivo e o mesh no final. Isso resolveu o problema.

      Excluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Coloquei um link pra mesh que estou usando pra ver se é isso. Está lá em cima. Vejam se resolve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu descobri como resolver o problema. Antes o mesh estava logo abaixo do cenario, no arquivo ini. Agora eu mudei radicalmente. Coloquei o cenario no inicio do arquivo e o mesh no final. Isso resolveu o problema.

      Excluir
    2. Uaaauuu. Então devo reescrever as instruções, com mil diabos. Obrigado, cara!

      Excluir
    3. Hehehe, tranquilo... até antes funcionava certo, com o mesh embaixo do cenario, agora não funciona mais, não sei pq... Enfim, bom que ta resolvido, pois esse cenário é fantástico

      Excluir
    4. Sim, mas tô pensando que tem algum outro cenário que "rouba" alguma coisa e o SBBR mesh, então, tem que ficar abaixo dele. Qual será? Mas beleza. Vou updeitar as instruções.

      Excluir
  34. Boa noite Alexandre e parabenas pelo excelente trabalho
    to com o problema das pontes que fica igual um muro , uso o orthophoto
    tem alguma solução para este problema?

    ResponderExcluir
  35. Eu consegui gerar o orthophoto funcionando com as pontes, mas tem que passar acima de 30 kts porque se não dá uma agarrada e atola. Talvez precise de algum ajuste fino que não sei ainda fazer. Vou gravar um vídeo explicando como fiz e vou upar o ortho pra quem quiser. Só vai demorar um pouco porque minha internet é lenta e deu 1.8GB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue link do ortho https://mega.nz/#!9ZkVUKxK!7_nyrs03hG5d6Kg2lSjFW1cP_m_zTBqCJQQvKv2afJQ.
      Não precisa usar o mesh.

      Excluir
    2. Boa tarde ! como vc gero esta ortho?

      Excluir
    3. Segue o link novo: https://mega.nz/#!8Ikk2SKJ!7_nyrs03hG5d6Kg2lSjFW1cP_m_zTBqCJQQvKv2afJQ
      Eu não sei porque esse outro link expirou.
      Ainda não tive tempo de fazer o tutorial, farei em breve.
      Lembrando que esse ortho se instala como todos os outros, deixa no final do arquivo INI.

      Excluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Olá
    Não está funcionando de jeito nenhum aqui me casa. Instalei alguns outros cenários seus mas esse aqui não funciona. Acho que tem alguma coisa a ver com o mesh. Como sou totalmente leigo, tô apanhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida alguma incompatibilidade. Meus cenários não são compatíveis com ortho4Xp e essas coisas. Será isso?

      Excluir
  38. Boa noite, nem posso avaliar, porque n consegui baixar esses arquivos necessários? Master Library List. podem me ajudar
    obrigado

    ResponderExcluir
  39. Excelente trabalho Alexandre. Eu usava o cenario do ruifo com o marcoaneves, e apareciam os prédios, 3a ponte, torre digital, estádio... Quando removi esses 2 cenários e coloquei somente o seu, isso tudo sumiu. Tentei editar o scenery_packs.ini mas parece que ou fica o seu cenário ou o deles. É possível combinar seu excelente aeroporto com o visual da cidade de Brasília? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu teria que fazer como fiz com o SBRJ - inserir o cenário do Ruifo no meu cenário. É meio trabalhoso e no momento estou meio atolado, mas no futuro farei, inclusive outros dois cenários que ele fez a cidade recentemente, Recife e Salvador. Um dia eu chego lá.

      Excluir
  40. Consegui resolver o problema do SBVT, mas meu cenario de SBBR ta dando erro do mesh no xplane 10, meu log.txt:
    https://drive.google.com/file/d/1dBCRjnOqBMMt0skWiTtESzhPbXrUnfSg/view?usp=sharing

    ResponderExcluir
  41. Do que to vendo, se o mesh estiver acima no arquivo INI, tem que colocar ele embaixo, depois dos aeroportos. E pelo jeito tá faltando uma livraria, que em geral é a WORLD MODELS. Acho que é por aí. Vê e me fala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAS...eu acho que não tem mesh pro 10. Se me lembro eu teria que fazer de novo pro 10 e é muito trabalho. O arquivo MESH só deve ser pra versão 11. No meu 10 tá sem mesh.

      Excluir
    2. Acho que o Joz não conseguiu fazer a mesh e o 10 ficou sem.

      Excluir
    3. Eu tenho a World Models, sera que se eu retirar o mesh e colocar ortho vai?

      Excluir
    4. Deve ser sem mesh, porque a mesh só é pro 11, não pro 10.

      Excluir
  42. No meu caso mesmo sem nenhum ortophoto e só com a mesh que vem no arquivo , as pontes ainda continuam "para cima"...

    ResponderExcluir
  43. Grande alexandre, forte abraço! Belo cenário meu querido!

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Eu estou com problemas no cenário de Brasilia eu baixei arquivo mas não aparece nada no meu X-plane 10 o que poderia ser???? aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  46. Muito grato pela atualização, Alexandre! Você chegou a atualizar os postes do patio para o padrão LED? Segue reportagem sobre: https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/aeroporto-de-brasilia-usa-leds-no-patio-e-espera-economizar-65-no-consumo-de-energia_4683.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, e gostaria de não atualizar ainda porque é feio demais. Já tive que me render aos malditos mamuths, mas LED eu me recuso! Minha estética não me permite!

      Excluir
  47. Olá Alexandre, não havia baixado a versão anterior do cenário, onde encontro a mesh para baixar?

    ResponderExcluir
  48. O link novo nao está acompanhando o mesh chefia...
    Fica o relato ai, forte abraço!

    ResponderExcluir
  49. A mesh é a mesma de antes, logo deve estar ainda no vosso Custom Scenery folder. Procurem o arquivo "SBBR_mesh".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim chefia porém quem for no caso baixar agora (assim como eu que formatei o PC) a pasta do mesh não está inclusa, logo não tem nem como pegar baixando o novo e muito menos o antigo já que estava sem o cenário.

      Teria que fazer o upload do mesh incluso no novo cenário no caso, acredito eu...

      Se eu estiver falando bobeira me corrija por favor. Abraços!

      Excluir
    2. Ah, vc não tem mais o download do 1.0, é isso? E a mesh está lá. Hmmmm....ok, vou ter que upar de novo com a mesh dentro. No problem!

      Excluir
    3. Isso mesmo chefia, maravilha! No aguardo :D

      Excluir
    4. Boa noite! Estou na mesma situação. Obrigado!

      Excluir
    5. Vou uplodar so a mesh e vai estar num link lá em cima.

      Excluir
  50. SBBR 2.0 ficou muito lega! Parabéns!

    ResponderExcluir
  51. Olá, Alexandre. Como sempre, um trabalho muito bom.

    Só tem um detalhe: como eu ainda uso o antiquíssimo X-Plane 10, não consegui baixar este arquivo, em particular. O Google diz estar com acesso restrito. Como fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho. Eu também fui barrado. Mudei o link e agora parece que tá funcionando. Tente de novo.

      Excluir
    2. Olá. Obrigado pela rápida resposta!

      Então, este novo link está apontando para o cenário de Cabo Frio.

      Excluir
    3. Ha ha ha, típica cagada minha. Peraí que vou ver se conserto direito desta vez.

      Excluir
    4. Eu não estou vendo a versão 10 no drive. Vou ter que ver se fiz a versão 2.0 pro 10 e re-upar. Aguarde.

      Excluir
    5. Okay. Agradecemos por tomar esse tempo em ajudar a nós, usuários deste velho release!

      Excluir
  52. Olá. Baixei o arquivo de cenário para o XP11 e está funcionando perfeitamente. Mas não havia nenhum arquivo de Mesh no .ZIP

    ResponderExcluir