SBBE

O Aeroporto Internacional de Belém - Júlio Cezar Ribeiro (IATA: BEL, ICAO: SBBE) é um aeroporto internacional no município de Belém, no Pará. É o principal aeroporto do estado do Pará. É o aeroporto mais movimentado da Região Norte do Brasil em quantidade de passageiros transportados, ocupando a 14º colocação no ranking dos maiores aeroportos do Brasil, sendo a principal porta de entrada da Amazônia brasileira.

Foi o primeiro aeroporto do Brasil, ainda nos anos 90, a adotar o padrão atual de construções dos aeroportos da INFRAERO, passando por uma completa reformulação e modernização, realizadas em duas fases por meio de investimentos conjuntos entre o Governo Federal e Governo do Estado do Pará. A primeira etapa do projeto foi entregue à população em 1999, consistindo numa edificação completamente nova e refrigerada que introduziu no estado do Pará o uso de jetbridges/fingers (4), até então inéditos para os passageiros do aeroporto. Inaugurada a 1ª fase do projeto, o antigo terminal de passageiros foi demolido para dar lugar a uma extensão do novo prédio, abrigando uma nova sala de desembarque, mais lojas, ampliação da sala de embarque, acréscimo de mais 2 fingers, bem como um terraço panorâmico. Em 2001, a 2ª etapa das obras foi inaugurada e o projeto do novo Aeroporto Internacional de Belém finalizado, representado um investimento aproximado de R$ 78 milhões, somente no terminal de passageiros, valor equivalente a mais de 41 milhões de dólares considerando a cotação da época.

------------------------------------------------------------------------------------------
Cenário pro XP11 com versão pro XP10.
Tem autogate, como sempre.
Linhas aéreas corretas nos gates.
Custom linhas
Custom edge lights
Custom tudo!

Libraries externas:
Teoricamente não deveria precisar de nenhuma library externa. Eu só usei o "fence.fac" da lib default (fora o autogate, como sempre), mas, caso dê problema, deixe um comentário com o "log,txt" do XP.

INSTRUÇÔES

-Descompacte dentro do Custom Scenery folder.

PARA VOLTAR À PÁGINA INICIAL, APENAS FECHE ESTA PÁGINA.







































DOWNLOAD xp11
DOWNLOAD xp10

32 comentários:

  1. Parabéns Alexandre, por mais um magnifico trabalho!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou de Belém e este cenário está incrivelmente realista, parabéns....

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, você se dedicou nesse cenário mesmo kkkkk

    Parabéns, e obrigado Alexandre!

    ResponderExcluir
  4. ei Alex, ja to com o prototipo do gate....

    ResponderExcluir
  5. Alexandre, faz agora o Santos Dumont!
    Já gravei o vídeo para o canal, falando do cenário.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. muito obrigado alexandre,obrigado por pensar na galera que usa o xp 10 também.
    Não esqueça da gente kkkkk
    valeu,te amo!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado a todos. Agora me digam, estão aparecendo aeronaves nos gates? Aqui até agora não vi nenhum CARGO e só alguns aviões grandes nos gates 5 e 6. Esse negócio das linha aéreas especificadas nos ramp starts é um mistério. Estou com as FAIB e FRUIT STAND e realmente os que aparecem são TAP, GOL, AZUL etc, mas poucos. E CARGO nada. Como aparecem pra vocês?
    abraço
    ax

    ResponderExcluir
  8. Belíssimo trabalho Alexandre. Obrigado pelos maravilhosos cenários desse nosso Brasil!

    ResponderExcluir
  9. Pelo jeito o Brasília vai ter que subir na lista. Vamos de SBBR ntão.

    ResponderExcluir
  10. Você poderia corrigir os nomes dos galpões na área de carga? Faltou o da GOL, LATAM, Azul e Correios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso alguém mande fotos locais, poderei incluir na versão 2.

      Excluir
    2. Sem problemas, talvez eu irei lá nesse final de semana e lhe enviarei algumas fotos do local

      Excluir
  11. Oi Alexandre, baixei o cenario mas nem consegui ver o aeroporto, meu HD 2TB pifou, foi pro saco, queimou, perdi trocentas coisas e não tinha backup.
    Amanhã vamos tentar reinstalar um de 500gb que tenho em casa, mas nao lembro se aquilo vai funcionar e nem lembro o que tem nele, nao sei se nao zerei ele qdo troquei por este de 2tb.
    Faz parte, agora recomeçar e baixar as coisas novamente, a maioria perdi pra sempre.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os americanos diriam "I feel your pain". E também "been there, done that". Sei exatamente do que se trata, e é de matarrrrr!! Como sou mais velho, e já perdi uns 6 HDs nos últimos 10 anos, não confio mais em nada e tento fazer vários backups em HDs e mídias diferentes, mas é uma guerra eterna do inferno - e sempre vai pifar só aquele que vc ainda não fez backup. Boa sorte aí, meu velho.
      ax

      Excluir
    2. Fala Alexandre, tudo bem?
      Voltando aos poucos, comprei novo HD que é menor de 1 Tb da WD, troquei d marca pra ver se é melhor, sei lá.
      Descobri na sexta-feira que o meu HD pifado de 2tb ainda está na garantia, abri um RMA e acho que na semana que vem vou enviar pra Seagate em São Paulo, pelo menos vou tentar que a empresa me dê um novo HD.
      Instalei algumas coisas no HD principal e também clonei ele pra um de 500Gb que eu já tinha , e agora tá instalado no PC, se der pau no novo tenho este outro, pelo menos é uma maneira de nao perder tudo outra vez (assim espero).
      Nestes anos só perdi dois, nem lembro qdo foi, mas era um pequeno e tinha pouca coisa, nem dei muita bola, o que não foi o caso deste agora, pq eu tinha muita coisa nele, e me deixou meio desanimado.
      Li aí que tu já perdeu vários, é uma droga né, mas faz parte
      Mas a vida é assim, cheia de contratempos, qdo menos se espera acontece algo que não queremos ou não desejamos.
      Abç

      Excluir
  12. Alexandre boa noite, um adendo ao cenário, na app da 06 há alguns auxílios ao pouso, esse cenário aqui chegou perto a colocar (https://forums.x-plane.org/index.php?/files/file/27338-bel%C3%A9m-do-par%C3%A1-bel-sbbe-xp/) dá uma olhada. Seu cenário está 10, antes da cabeceira há uma cerca e uma avenida também...São apenas firulas mas o negócio fica bacana principalmente a noite.

    ResponderExcluir
  13. Caso queira eu tenho fotos do SBBE

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Alexandre, quanto você cobraria para fazer pro Xplane11 um pequeno aeródromo de terra batida na cidade de Atibaia-SP, o SDTB, mas com o máximo de detalhes de elevação de pista, árvores perto da cabeceira 02 e barrancos laterais, hangares e tals? Qualquer coisa me manda e-mail no goulartvarig@gmail.com - Abs!

    ResponderExcluir
  16. Olá Alexandre, estarei no terminal de carga do SBBE para spotting, posso tirar umas fotos do local para que sejam melhorias sejam implementadas no cenário. Por onde posso lhe enviar as fotos?

    ResponderExcluir
  17. Pelas fotos seus cenários são os melhores que já vi. Porém, instalei no meu Xplane 11 e não ficam assim, ficam com prédios padrão, seguitodoas as orientações e nada. Sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpe a demora. Rapaz, não sei. Você diz todos os cenários ou só o SBBE? A única coisa que me ocorre é o arquivo INI. Em geral eu tiro o cenário, abro e fecho o XP, re-coloco o cenário, e isso reorganiza o INI. Mas sinceramente não sei. O log fala alguma coisa?
      abraço.

      Excluir
  18. Olá!Estava tentando instalar seu cenários,mas não consegui!O cenário ficava sem os gates e sem o terminal todo,só a pista!Tenho todos as libreries e já organizei a pasta de overlays da Custom Scenery

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algum conflito com outro cenário, ou com OrthoXP, algo assim. O que diz o log?

      Excluir